Ícone do site Blog #Partiu

Aparecida: destino de fé, conexão espiritual, lazer e boa hospedagem

Aparecida é mundialmente conhecida por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida e sua Basílica, construída com tijolos aparentes, considerada a segunda maior catedral do mundo, sendo menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano. Desde quando a imagem da santa foi encontrada, em 1717, nas águas do Rio Paraíba, o destino passou a receber devotos que iam buscar graças e agradecer as alcançadas na primeira capela de madeira construída em 1745, porém Nossa Senhora Aparecida passou a ser proclamada Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI.

A cidade hoje oferece vários atrativos que complementam a visita a Basílica, todos ligados a espiritualidade do local.

Trem do Devoto corre sobre um monotrilho passando por cenários com 128 estátuas que retratam os principais momentos da vida de Cristo, sendo também uma opção de transporte que liga a Cidade do Romeiro ao Porto de Itaguaçu, onde a imagem foi encontrada. Esse trajeto, conhecido como Caminho do Rosário, tem 1,4Km de extensão, dividido em vinte cenários retratando os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos). É uma experiência de contemplação.

No Museu de Cera podem ser vistas estátuas, 68 no total, em tamanho natural, que retratam os principais milagres e acontecimentos relacionados à Nossa Senhora Aparecida. Há também a reprodução das imagens do Papa João Paulo II, Madre Paulina, Frei Galvão, Princesa Isabel e devotos famosos, como Ronaldo Fenômeno, Renato Aragão, o cantor Daniel e o cosmonauta Marcos Pontes. O museu fica no Cinemuseu, um memorial da devoção a Nossa Senhora Aparecida, onde também pode ser visitado o Cine Padroeira, uma experiência de imersão, em uma sala de cinema, que reúne o que existe de mais moderno em projeção cinematográfica. O espaço exibe o filme “A História de Nossa Senhora Aparecida”, com imagens simultâneas em cinco telas especiais, criando efeitos holográficos em 3D.

Visitar a Cúpula dá uma visão da dimensão do interior da Basílica e caminhar pela Passarela da Fé pode ser um momento de oração e agradecimento, por esse caminho que liga o Santuário a Basílica Velha, inaugurada em 1.888, que tem riquezas de detalhes em sua decoração interna.

Os Bondinhos Aéreos de Aparecida percorrem 1,1Km a uma altura de 120 metros, chegando à Torre do Mirante com 30 metros, que tem um andar panorâmico onde é possível ter uma visão de 360° do complexo, com acesso feito por elevadores. Os bondinhos passam por manutenção, voltando a operar a partir de julho desse ano.

Hospedagem

No final da tarde assistir ao pôr do sol no Morro do Presépio, completa a paz que o destino nos traz. E, para vivenciar todos os locais de forma tranquila, nada melhor do que se hospedar no Summit Hotel Porto Real, localizado a 1 Km do Santuário e 100 metros do Porto dos Milagres, contando com apartamentos com amplas sacadas, ar-condicionado, camas box, tv lcd 32, cofre, frigobar, mesa com cadeira, banheiros com ducha e secador de cabelo. Farto café da manhã, salão de jogos e estacionamento gratuito são outras comodidades que o hotel oferece.

O empreendimento foi eleito como o melhor serviço da cidade e tem ótimas avaliações pelos canais de vendas. O café da manhã é um dos mais completos do Vale do Paraíba e o hotel atende tanto aos turistas corporativos, como os que vão a lazer.

Sair da versão mobile