Cenário caótico e desumano já existia na última inspeção do CNJ no RN
Da última inspeção realizada pelo Conselho Nacional de Justiça para cá, o sistema Carcerário do RN nada mudou. Nenhuma providência de fato foi feita para garantir o mínimo de dignidade a quem está pagando pelos crimes que cometeu. A novidade foi a visita ilustre do presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa. Em suas declarações afirmou estar estarrecido com a situação que, para ele, está entre as piores do país. ” É muito desumano ver o que nós vimos aqui hoje”, avaliou Joaquim Barbosa após visitar o Pavilhão II, com 160 apenados, na Penitenciária de Alcaçuz.
O ministro encontrou celas sem ventilação, gambiarras nas fiações elétricas, urina escorrendo pelos corredores, estrutura física do pavilhão completamente degradada, forte cheiro de fezes, além de problemas com o sistema de esgoto, que está empoçado ao lado do local. Viu apenas a realidade de décadas.
Fonte: TJRN

