11 de fevereiro de 2026
STF

Ministro Alexandre de Morais fala em tentativa de coação no início do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, abriu nesta terça-feira (2) o julgamento da trama golpista citando “pressões internas e externas” e tentativas de coação à Corte, durante o processo que envolve Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus. Moraes defendeu que a pacificação nacional é um desejo comum, mas frisou que só pode ser alcançada pela aplicação das leis, “não com covardia ou impunidade”. O ministro também antecipou seu entendimento de que houve tentativa de golpe de Estado.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, responsável pela acusação, disse o plano previa a promoção do caos no país. Para o Gonet, a denúncia revela a atuação de uma organização criminosa com claro propósito de romper a ordem democrática de direito. “O grupo era liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por figuras-chave de seu governo”, afirmou. “Não reprimir criminalmente tentativas dessa ordem, como mostram relatos de fato aqui e no estrangeiro, recrudesce ímpetos de autoritarismo e põe em risco o modelo de vida civilizado”, disse Gonet. 

O julgamento está sendo transmitido ao vivo pelo Canal no Youtube do STF. A expectativa é que a Primeira Turma conclua o julgamento até o próximo dia 12/09.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *