Quinto: Glauber Rêgo relata as lições positivas tiradas durante o processo de escolha
O novo desembargador Glauber Rêgo postou em seu facebook um desabafo sobre o “angustiante e traumático” processo do Quinto Constitucional. Para Glauber, várias foram as lições positivas observadas nesse período.
Confira texto na íntegra.
POSSE.
O processo do quinto constitucional p/ substituição do Des. Caio Alencar foi encerrado. Foram muitas as emoções, positivas e negativas, para chegarmos até aqui.
A luta iniciada há mais de um ano foi compartilhada com homens e mulheres de imenso valor. A campanha foi disputada por mais de vinte concorrentes, todos com qualidades e capacidade para o exercício do cargo almejado.
A OAB/RN deu uma aula de democracia. Houve participação efetiva dos advogados em todo o Estado do RN, todos com liberdade para a defesa dos seus candidatos.
Somente seis poderiam ser escolhidos, e foram em votação direta e em ambiente “festivo” e participativo. A lista sêxtupla haveria de ser reduzida para tríplice, tarefa desta Corte de Justiça.
E o TJRN o fez em dois turnos. É verdade que não tinha necessidade do segundo! Este, o segundo turno, foi angustiante e traumático para todos nós. Para mim e para a minha família de forma direta.
Mas meus amigos, permitam chamá-los assim, nada é tão ruim que não se possa extrair algo positivo. E foram várias as lições positivas observadas e que peço permissão para compartilhar com vocês:
1) O elevado valor da publicidade;
2) O TJRN é grande e os seus componentes estão preparados para qualquer desafio;
3) Que a vontade da corte é um princípio de grande valor, lição passada em plenário com imensa sabedoria e humildade;
4) Que a solidariedade dos amigos conforta e dar força para vencer desafios;
5) Que não se constrói sozinho (todos vocês construíram essa vitória), pode-se até destruir; e
6) A mais importante lição: Tenho uma imensa responsabilidade, fazer com que vocês continuem com orgulho da escolha feita e empossada nesta oportunidade.
As coisas negativas não merecem registro, devem ficar no passado. colocadas abaixo do tapete.
Faço um agradecimento especial ao Dr. Paulo Eduardo Teixeira e ao Dr. Sérgio Freire, responsáveis pela condução do processo de escolha na OAB/RN. Sempre ordeiros e atenciosos.
Assumo um compromisso nesta oportunidade: Jamais esquecerei minha origem, deixo a advocacia, mas carregarei comigo os seus ensinamentos e a lembrança de que: “Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do MP, devendo todos tratar-se com consideração e respeitos recíprocos.” .
Aos AMIGOS ADVOGADOS, uma preocupação: Como agradar a todos se uma das partes é “vencida”? A solução: Atuar sempre com a certeza da imparcialidade e correção na busca da decisão justa.
Aos AMIGOS e FAMILIARES, a certeza de que preciso cada vez mais de vocês. Sempre solidários! Meus pais, minha esposa e meus filhos: AMO VOCÊS!
Registro a felicidade por ter sido escolhido. Felicidade, de igual valor, com a escolha feita pelos advogados, pelos desembargadores e pela governadora. De igual modo, feliz com a aprovação do meu nome pela Assembleia Legislativa do RN.
A DEUS e a NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, um agradecimento: Muito obrigado pela graça alcançada! E um pedido: Continuem a me proteger e que o meu caminho esteja sempre iluminado.
Forte abraço.
* Estarei dando umas férias ao facebook, a partir da próxima semana. Obrigado a todos!
Concluiu Glauber Rêgo em seu facebook.
