Ícone do site Território Livre

Com 55% de ocupação para leitos Covid, a Paraíba não é aqui…

Desde o início da vacinação contra Covid-19 em janeiro, os leitores deste TL podem testemunhar que a Paraíba vem sendo referência positiva para comparação com os números com o Rio Grande do Norte.

Em se tratando de vacinação, continua exemplo não só para o RN, Nordeste, mas o Brasil. Com mais de 16% de vacinados é um dos estados com maior número de imunizados do Brasil. O RN tem 14, 23%.

Entretanto,  esta não é  a grande ou principal superioridade dos vizinhos paraibanos.

Enquanto lá, escolas restaurantes, bares e praias são abertos e têm atraído turistas é porque também a situação deles é distinta num quesito primordial; a taxa de ocupação de leitos para tratar Coronavirus.

A Paraíba tem hoje 55% de ocupação de leitos Covid para UTI. Na região metropolitana de João Pessoa, o número ainda é mais confortável, 46%.

O Rio Grande do Norte tem quase 85% de leitos ocupados, sendo que quase 9% bloqueados por falta de medicamentos necessários para o chamado kit entubação.

Evidente que a situação já esteve muito mais grave no mês de março, por exemplo, e que as empresas precisam respirar para não morrerem mais, desempregar mais, gerar mais impacto negativo em nossa economia.

Todas as argumentações são válidas, justas e compreensíveis, desde que essa ressalva – diferença de disponibilidade de leitos – seja informada. Sob pena de estarmos desinformando mais e gerando expectivas diferentes de cada realidade.

Sair da versão mobile