Ícone do site Território Livre

Alckmin mais perto da vice de Lula e avanço do PT nos partidos de Centro

Do Globo

O PSD não conta mais com a possibilidade de ter Geraldo Alckmin como candidato a governador de São Paulo na eleição deste ano.

De acordo com dirigentes, o ex-titular do Palácio dos Bandeirantes, que saiu do PSDB em dezembro e ainda não anunciou o seu futuro político, deixou claro em conversas que está mais interessado em ser vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na chapa presidencial.

Sem Alckmin, o PSD passou a procurar um nome para a corrida eleitoral no estado.

Os dirigentes do partido elogiaram a postura do ex-governador de deixar claro, com antecedência, o interesse de ser candidato a vice de Lula, mas ainda não têm um substituto.

A saída de Alckmin da disputa estadual mexe com o xadrez eleitoral paulista.

Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada em dezembro, o ex-governador lidera a corrida com nove pontos de vantagem. Nos cenários em que ele não é apresentado ao eleitor, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) é quem mais ganha pontos, saltando de 19% para 28%. O ex-governador Márcio França (PSB) aparece em primeiro quando nem Alckmin nem Haddad concorrem.

DO TL 

Ampliar o arco de alianças com partidos mais ao centro também é tendência do PT do Rio Grande do Norte.

Hoje, o secretário Fernando Mineiro (PT) declarou que há espaço no palanque da governadora Fátima Bezerra para o PDT de Carlos Eduardo e o MDB de Garibaldi Alves

Na teoria, uma forma de combater  o bolsonarismo desde o primeiro turno.

Na prática, o desafio de unir bacuraus anti-vermelho raiz com os adversários de 2018.

Sair da versão mobile