Ícone do site Território Livre

Centrão quer taxar bancos para arrecadar recursos para Coronavirus

Do Globo 

O Centrão articula, na figura do senador Ciro Nogueira (Progressista/PI), um projeto de lei que propõe arrecadar recursos para combater à covid-19 taxando bancos.

 O texto, levado hoje ao Senado, quer impor um aumento de imposto sobre os bancos, começando agora e com vigor até dois anos após o fim da decretação do estado de calamidade pública.

A medida mira as instituições financeiras que tenham capital social igual ou superior a 1% do PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, os maiores bancos do país.

A tarifa que seria elevada é a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Pela natureza do imposto, o projeto garantiria que o dinheiro fosse também para os estados, ou seja, que não se concentrasse nas mãos do presidente Jair Bolsonaro.

A medida impediria que a taxação fosse repassada aos correntistas, segundo o senador.

“Aproposta de majoração da CSLL recairá justamente no segmento da economia que possui histórico de recordes de lucro decorrente de atividades financeiras. O Projeto de Lei levou em consideração que o segmento bancário possui abismos entre grandes e pequenos, ou seja, é um setor altamente oligopolizado”, diz o texto.

Sair da versão mobile