Ícone do site Território Livre

CEO da Arena das Dunas publica artigo no Valor, defendendo importância das PPPs

Artigo do advogado Ítalo Mitre Alves de Lima, Ceo da Arena das Dunas,  sobre a importância das Parcerias Público Privadas na inovação da gestão pública em artigo publicado, nesta sexta-feira no Valor Econômico.

O modelo discutido propõe uma solução que permite ao ente público transferir riscos – em parte ou na sua totalidade – ao ente privado e, ao mesmo tempo, definir os estímulos que entender relevantes de modo a direcionar a atuação do parceiro privado ao encontro da política pública que se busca atender.

Dito isso, é de se considerar o modelo de Concessões e PPPs como uma ferramenta de verdadeira inovação operacional à disposição da Administração, a qual a um só tempo concilia as potencialidades de ambos os setores, público e privado.

Essas ferramentas oferecem a possibilidade de o gestor público alocar o risco de forma mais eficiente entre o poder público e o parceiro privado. Ou seja, permite um melhor aproveitamento das competências de cada parte.

É de se olhar, pois, para Concessões e PPPs como uma alternativa possível e disponível ao gestor público para não simplesmente servir de alternativa às dificuldades fiscais, mas para viabilizar inovação operacional nas entregas da Administração, agregando valor às iniciativas públicas.

Sair da versão mobile