7 de novembro de 2025
Nota

Desobediência e afastamento: PP e União Brasil punem ministros que escolheram permanecer no Governo

O PP (Progressistas) comunicou, nesta quarta-feira (8), o afastamento do ministro do Esporte, deputado federal André Fufuca (MA), da vice-presidência nacional do partido e de todas as decisões partidárias após ele se recusar a deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nota assinada pelo presidente nacional da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), determina também intervenção no diretório do Maranhão, retirando Fufuca do comando da sigla no estado.

No início de setembro, o PP deu um prazo de 30 dias para que Fufuca deixasse o governo federal. Posteriormente, este período foi estendido até o último domingo (5). No entanto, em agenda no Maranhão ao lado de Lula na segunda-feira (6), o ministro reafirmou seu apoio ao petista e desafiou a pressão do PP.

“Queria lhe dizer, presidente, que o importante não é justificar o erro, mas evitar que ele se repita. Em 2022, eu cometi um erro, mas, agora em 2026, pode ser que meu corpo esteja amarrado, mas minha alma, meu coração e força de vontade estarão livres para brigar e ajudar Luiz Inácio Lula da Silva ser presidente do Brasil”, disse Fufuca durante a entrega de unidades habitacionais em Imperatriz, no interior do estado.

UNIÃO BRASIL SE REÚNE E DEVE FAZER O MESMO 

O procedimento foi aberto no último dia 30 e acusa Celso Sabino de desrespeitar orientações da legenda, como o ultimato do partido para a entrega de cargos no governo Lula.

Sabino chegou a pedir demissão do governo em 26 de setembro, mas afirmou que permaneceria no cargo até a semana seguinte para acompanhar o presidente em agendas da COP 30 no Pará — o que se prolongou sem definição até o anúncio desta quarta.

Segundo o presidente da legenda no Rio Grande do Norte, José Agripino Maia, a punição deverá ser de afastamento do comando União Brasil no Pará. Evidente que afastar do comando é bem mais brando do que a expulsão partidária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *