Ícone do site Território Livre

Devolução da MP de Bolsonaro é a 5ª da história; Garibaldi também devolveu a Lula

Esta é a quinta vez desde a redemocratização que o Congresso devolve uma medida provisória e a segunda no governo de Jair Bolsonaro.

A MP que dificultava a remoção de conteúdos da internet foi editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na véspera das manifestações de 7 de Setembro.

O texto proibia as redes sociais de cancelar perfis ou excluir conteúdos sem justificativa, mesmo se ferirem os termos de uso das plataformas. A exceção seriam casos de “justa causa”, como pedofilia, nudez, terrorismo e incitação de atos de violência.

O presidente e aliados tiveram várias publicações consideradas “notícias falsas” pelas redes sociais. Além disso, apoiadores do governo perderam perfis e contas nas plataformas.

TL CONTA MAIS

 Em novembro de 2008, o então presidente Lula – no auge de sua popularidade – teve uma Medida Provisória devolvida pelo então presidente do Congresso, Garibaldi Alves Filho (MDB-RN).

 Gari retirou da pauta  a polêmica MP 446, que anistiava do pagamento de impostos entidades filantrópicas acusadas de fraude – uma perda anual de R$ 2 bilhões,

Sair da versão mobile