Em evento na Bahia, Ministro Luís Roberto Barroso admite pela 1ª vez “fim de ciclo” antecipado

Em meio a especulações sobre uma possível saída antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou nesta segunda-feira que é “preciso saber a hora de sair”. A declaração ocorreu durante um evento jurídico na Bahia.
— A vida é feita de muitos ciclos. A gente deve saber a hora de entrar e a hora de sair — disse Barroso durante o XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre).
O ministro deixou a presidência do STF na última segunda-feira, dia 29, e vem dando uma série de declarações que passaram a alimentar rumores de que sua aposentadoria pode ser antecipada.
Ainda durante o evento desta segunda-feira, Barroso disse, ao se referir à Bahia, que está num momento “de muita alegria” pela relação que mantém com o estado do Nordeste.
— Eu comecei a minha carreira no Supremo aqui e, de certa forma, estou terminando aqui — afirmou.
Embora o prazo legal para sua saída seja março de 2033, quando completa 75 anos, os sinais dados por Barroso têm mobilizado interlocutores do governo e do Judiciário em torno de possíveis sucessores.
