Ícone do site Território Livre

Em nova pesquisa PoderData, diferença de Lula para Bolsonaro cai e chega a 15 pontos

Uma queda de dez pontos em dois meses.

Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de outubro mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diminuiu a diferença e hoje perderia para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 37% a 52% em um eventual 2º turno, distância de 15 pontos percentuais.

Na última rodada, de 29 de setembro, o placar era de 56% a 33% em favor do ex-presidente (diferença de 23 p.p.). Há 2 meses, Lula estava 25 p.p. à frente, com 55% a 30% contra Bolsonaro.

ENTRADA DE SERGIO MORO AUMENTA POLARIZAÇÃO 

A volta do ex-juiz  Sergio Moro (sem partido) ao cenário eleitoral desidratou nomes da chamada “3ª via”, que se opõem a Lula (PT) e a Bolsonaro (sem partido).

O ex-ministro da Justiça pontua de 7% a 8% nos 2 cenários testados.

Na 1ª simulação, ocupa, numericamente, o 3º lugar, ficando atrás de Bolsonaro, com 28% das intenções de voto, e de Lula, com 35%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%; Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 4%; João Doria (PSDB),  com também 4%; Alessandro Vieira (Cidadania), com 3%; José Luiz Datena (PSL), com 3%; e Rodrigo Pacheco (PSD), com 1%. Os que disseram votar banco ou nulo são 7%, enquanto 2% não souberam responder.

O levantamento é o 1º realizado depois do governo anunciar oficialmente a proposta para a criação do Auxílio Brasil, programa social que irá substituir o Bolsa Família.

O piso do benefício deverá ser de R$ 400, anunciou Bolsonaro na última 5ª feira (21.out).

Sair da versão mobile