Ícone do site Território Livre

Governo Federal vai comprar 100 milhões de vacina Pfizer e Governadores do NE negociam Sputnik

Deve ser anunciado em instantes pelo Ministro Eduardo Pazuello (Saúde) a compra de 100 milhões de vacina Pfizer pelo Governo Federal. O contato que está sendo concluído deve estabelecer a entrega do imunizante para todo o ano de 2021.

NORDESTE FOCA NA SPUTINIK

Nove estados do Nordeste, liderados pela Bahia, acertaram os termos de compra de 25 milhões de doses da vacina russa Sputnik. Falta assinar o contrato com o Fundo Soberano Russo, que desenvolveu e distribui o produto.

Em tese, chegariam a partir de abril e seriam todas entregues até julho (um laboratório brasileiro, União Química, também vai produzir o imunizante, o que será objeto de outro contrato com os governadores).

Problema: a vacina ainda não foi aprovada pela Anvisa.

A intenção é comprar do Butantan mais 30 milhões de doses. Outras vacinas em vista estão “em espera”: não é possível negociar enquanto o governo federal não chega a um acordo com Pfizer, Janssen e Moderna.

Nesta semana, o Congresso aprovou a lei que também autoriza estados, Distrito Federal e municípios a “assumir os riscos referentes à responsabilidade civil” pelos efeitos adversos das vacinas” e a compra dos produtos, sob certas condições.

Com informações da Folha 

Sair da versão mobile