Ícone do site Território Livre

IMUNIDADE REVISTA

Apoorva Mandavilli

The New York Times, 17/08/2020

E se a “imunidade do rebanho” estiver mais próxima do que os cientistas pensavam?

No que pode ser o quebra-cabeça matemático mais importante do mundo, os pesquisadores estão tentando descobrir quantas pessoas em uma comunidade devem ser imunes antes que o coronavírus desapareça.

Sabemos desde o início como o fim chegará.  Eventualmente, o coronavírus será incapaz de encontrar hospedeiros suscetíveis suficientes para sobreviver, desaparecendo onde quer que surja brevemente.

Para alcançar a chamada imunidade de rebanho – o ponto em que o vírus não pode mais se espalhar amplamente porque não há humanos vulneráveis o suficiente – os cientistas sugeriram que talvez 70 por cento de uma determinada população deve ser imune, por vacinação ou porque sobreviveu à infecção .

Agora, alguns pesquisadores estão lidando com uma possibilidade promissora.  Em entrevistas com o The New York Times, mais de uma dúzia de cientistas disseram que o limite provavelmente será muito menor: apenas 50%, talvez até menos.  Se isso for verdade, então pode ser possível reverter o coronavírus mais rapidamente do que se pensava.

Os cálculos iniciais para o limite de imunidade do rebanho presumiram que cada membro da comunidade tinha a mesma suscetibilidade ao vírus e se misturou aleatoriamente com todos os outros na comunidade.

“Isso não acontece na vida real”, disse o Dr. Saad Omer, diretor do Yale Institute for Global Health.  “A imunidade do rebanho pode variar de grupo para grupo, de subpopulação para subpopulação” e até mesmo por códigos postais, disse ele.

Por exemplo, uma vizinhança de pessoas mais velhas pode ter pouco contato com outras pessoas, mas sucumbir ao vírus rapidamente quando o encontram, enquanto os adolescentes podem legar o vírus a dezenas de contatos e ainda assim permanecer saudáveis. 

O vírus se move lentamente nas áreas suburbanas e rurais, onde as pessoas vivem distantes umas das outras, mas atravessa cidades e famílias repletas de pessoas.

Sair da versão mobile