
Entre as várias pautas do presidente Lula na Indonésia está a tentativa de destravar a venda de carnes, que ainda sofre restrições de países como a própria Indonésia.
Como parte dessa tarefa, devem se juntar à comitiva presidencial os irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores da gigante JBS. A dupla está em Bangcoc, na Tailândia, e é esperada nas próximas horas em Jacarta, onde cerca de 100 empresários brasileiros de diferentes setores se encontrarão com o próprio Lula e com representantes de empresas e do governo da Indonésia.
Na manhã desta quinta-feira, 23, em Jacarta, noite no Brasil, Lula será recebido com pompa pelo presidente indonésio, Prabowo Subianto, no palácio do governo local.
A Indonésia já é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, mas o governo acredita que há margem para ampliar os números, especialmente neste momento em que vários países do mundo estão sendo obrigados a rever suas prioridades no comércio exterior em razão das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump.
Recentemente, a Indonésia deu sinal verde para um conjunto de frigoríficos brasileiros exportar carne para o país, mas ainda há pendências importantes que impedem a ampliação das vendas. Gigantes brasileiros do setor estão de olho, especialmente, em um programa do governo de Prabowo Subianto para a inclusão de proteínas na merenda escolar de estudantes de escolas públicas ao redor do território indonésio, espalhado em um arquipélago de mais de 10 mil ilhas. Estima-se que, apenas nesse programa, a gestão Subianto investirá a impressionante cifra de 38 milhões de dólares por dia.
Fonte: Plator Br