Ministro Nunes Marques assume presidência do TSE com perfil menos intervencionista

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques disse a interlocutores que pretende, durante sua gestão à frente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), defender a urna eletrônica e promover um menor intervencionismo judicial durante a campanha eleitoral deste ano. Ele toma posse às 19h desta terça-feira (12).
Nunes Marques pretende ampliar o diálogo com os Tribunais Regionais Eleitoraise pedir a eles especial atenção à manutenção do parque de urnas — os locais onde as urnas eletrônicas são armazenadas nessas cortes eleitorais.
Há hoje no Brasil cerca de 500 mil urnas eletrônicas, e cabe a esses tribunais armazená-las e mantê-las.
Além da urna eletrônica, Nunes Marques pretende também adotar uma posição menos intervencionista do que a de Alexandre de Moraes durante as eleições de 2022. Isso significa, na prática, tentar dar mais protagonismo ao eleitor e aos candidatos, e menos à Justiça Eleitoral.
DIREITO DE RESPOSTA ANTES DE REMOÇÃO DO CONTEÚDO
Ele é, por exemplo, favorável à adoção do direito de resposta quando for o caso, em vez de determinar diretamente a remoção de um conteúdo antes de um julgamento, algo que Moraes costumava fazer.
