Paraíba sai na frente e privatiza saneamento

Nosso vizinho, o estado da Paraíba, realizou neste ano de 2026 o seu primeiro leilão para a privatização dos serviços de saneamento. No evento, ocorrido no último dia 15 na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, a empresa espanhola Acciona arrematou a parceria público-privada (PPP) de esgotamento sanitário da Cagepa, oferecendo um desconto de 1% sobre a contraprestação pública máxima prevista no edital. O projeto abrange um bloco único de 85 municípios, integrantes das microrregiões do Alto Piranhas e do Litoral, com previsão de R$ 3 bilhões em investimentos ao longo dos 25 anos de contrato. A concessionária será responsável por modernizar e expandir os sistemas de esgoto, com a meta de elevar a cobertura para 90% — um salto expressivo para regiões como o Alto Piranhas, onde o índice de atendimento urbano hoje é de apenas 6,7%, e o Litoral, que conta com 46,4%.
