Ícone do site Território Livre

Taxa de transmissibilidade a gosto do freguês…

Uma das novas variáveis conhecidas nas reportagens sobre Coronavirus é a TAXA de TRANSMISSIBILIDADE. O leitor, ouvinte, telespectador já entendeu que quando ela está abaixo de 1,0 é porque a curva tende a ser “achatada” e a situação geral se amenizar.

O problema é quando um número objetivo passa a ter controvérsias na sua própria divulgação.

Foi o que aconteceu com o Rio Grande do Norte neste final de semana.

Enquanto a secretária Guia Dantas (Comunicação) apresentou a taxa abaixo de 1,0 segundo o LAIS, o cientista e professor José Dias do Nascimento mostrou a da foto com  a taxa de transmissibilidade de 1,55 e a seguinte legenda:

Taxa de transmissão da Covid-19 para as capitais dos estados do Nordeste calculado com nossos modelos. Testes sorológicos em Fortaleza atestam que pelo menos pra lá, o nosso prognostico é razoável. O R(T) de #NATALRN mostra uma situação difícil. Não estamos bem! postou Dias 

Guia Dantas usou os números mais animadores do LAIS/UFRN :

A taxa de transmissibilidade (TT), ou valor que indica quantas pessoas podem ser infectadas por #Covid a partir de uma pessoa já doente, atingiu a média de 0,89 na última semana no RN. No último mês, a TT chegou a 1,02 e na última quinzena 0,94. Bom sinal, mas cautela.

Sair da versão mobile