15 de novembro de 2025
Memória

UM HOMEM SEM H

Fotografia: Lee Jeffries


Entre os jovens de hoje, é raro encontrar um fumante. De tabaco, pelo menos.

As campanhas de combate ao fumo foram vitoriosas. O hábito, antes associado ao prazer e ao sucesso, perdeu seu apelo. Não se vincula mais cigarro a charme ou poder — aquele glamour cinematográfico que embalava gerações foi substituído por novos valores.

Houve um tempo em que até atletas faziam propaganda das maravilhas das novas marcas. A fumaça era símbolo de status. De liberdade. De estilo.

Mas os tempos mudaram.

Quando for escrito o resumo final da pandemia, o cigarro aparecerá como um dos principais vilões. Um agravante silencioso que comprometeu pulmões já ameaçados. Aí, talvez, se dê o último trago.

Nos velhos tempos, comprar cigarros podia ser uma arte — especialmente no bar anexo ao salão de sinuca. Ali, além de dinheiro, era preciso ter pronúncia.

Continental e Astória passavam fácil. Até Minister. Bastava pedir.

Mas era só um desavisado tentar, com sotaque hollywoodiano, o vice-campeão de vendas, e corria o risco de sair com um fumo de rolo no lugar.

O episódio mais emblemático foi quando a Souza Cruz lançou seu cigarro mais sofisticado. Visando o público de maior poder aquisitivo, investiu pesado em propaganda. Cartazes com homens de smoking, mulheres de longos deslumbrantes e slogans que prometiam mais que um cigarro — um estilo de vida.

Só havia um problema: a pronúncia.

No salão, entre tacos e fichas, ninguém vendia se o cliente insistisse no “Hiltonaspirado. Como em Portugal, onde o esporte é “andebol” e o paraíso caribenho chama-se “Baamas”, naquele pedaço do mundo, o nome do cigarro era outro.

Só comprava quem pedia “Ílton”.

E aos teimosos, Seu Helano, o dono do bar, explicava com convicção:

— Por acaso, meu nome é Relano?

Fotografia: Lee Jeffries 


Notas do Redator

1. Lee Jeffries, fotógrafo nascido em  Bolton, em 1971, tem reconhecimento  internacional por seus retratos de tipos populares nas ruas do Reino Unido.

2. O texto foi publicado em   24/06/2019

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