30 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMA

ABZ LAB / Pirilampos do Planeta levam sustentabilidade ao ArtePraia

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

Os frequentadores das praias do Futuro, Sabiaguaba, Barra do Ceará, Praia dos Crush, Mucuripe e Poço da Draga foram surpreendidos, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com intervenções artísticas da 5ª edição do Projeto ArtePraia. A proposta foi justamente ultrapassar os lugares legitimados do fazer e apreciar arte como museus e galerias, promovendo intervenções artísticas em um dos espaços brasileiros mais democráticos: as praias. O ArtePraia é uma realização da Casa da Ribeira, Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto foi realizado por meio da Lei de Incentivo Federal à Cultura Rouanet. Contou com patrocínios do Grupo Marquise e Ecofor Ambiental.

SONHO DO PLANETA

Neste ano, o projeto alcançou o número de 418 inscrições, com trabalhos de 24 dos 27 estados brasileiros, mostrando que é um evento plural e nacional. Com relação à última edição, houve um aumento de 47% no número de artistas/coletivos inscritos. “Para nós, foi uma grata surpresa um número tão grande de trabalhos enviados, projetos de altíssima qualidade, mostrando que a cultura segue forte e vibrante”, afirma o potiguar Gustavo Wanderley, curador do ArtePraia. O instalação dos Pirilampos do Planeta – formado por Lula DufFrayer e Flávio – foi um dos destaques da edição. Os artistas, além de transformar resíduos plásticos em arte e design – promovem ações de socioambientais como forma de salvar os oceanos e o planeta. Vale prestar atenção nos potiguares do Coletivo IBMCInstituto Brasileiro Memória Costeira. As fotos são de Neto Barbosa.

BRASIL ECO FASHION WEEK

O Brasil Eco Fashion Week conecta moda sustentável brasileira na semana de moda de Londres. A exposição “Brazil: Creating Fashion For Tomorrow” aberta de 15 a 19 de setembro, na Embaixada do Brasil em Londres, é parte do calendário oficial da London Fashion Week. Reúne criações de 14 estilistas brasileiros radicados no Reino Unido, além de produtos feitos no Brasil com uso de matéria-prima ou serviços orientados pela sustentabilidade. Para mais informações sobre a 7ª edição BEFW, visite o site oficial da plataforma. A semana de moda sustentável com desfiles e salão de negócios será realizada em 9 e 10 de dezembro em São Paulo, capital.

AGENDA DO CLIMA

A Natura & Co. América Latina apresentou novas metas do Visão 2030. Em live, a Companhia reforça ações para proteger a biodiversidade, garantir renda digna e investimentos em práticas regenerativas. Entre as metas. a Natura se compromete em aumentar quatro vezes a compra de insumos da socioecononia amazônica.

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *