1 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMADFB Festival

ABZ Tribuna do Norte faz top 10 do DFB Festival 2023

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

ABZ Tribuna do Norte remexe nos arquivos de imagens, anotações e faz tradicional lista de TOP 10 DFB Festival. Movimento é a palavra da semana de moda cearense que sempre direciona os ventos da Fortaleza, considerada cidade criativa pela UNESCO. Os desfiles ajudam entender como o evento criado por Cláudio e Helena Silveira consegue unir artistas, estilistas, designers, estudantes de moda a partir do que é feito no Ceará. Na foto 01, look do desfile Sau + Sheila Morais no DFB Festival.

ALMERINDA MARIA

Impossível pensar em DFB Festival sem pensar na preciosidade da renda e bordados cearenses. Anos pós anos, Almerinda Maria faz jus ao chamado da semana moda de Fortaleza e apresenta novas formas de pensar e usar a Renascença e o Ricihlieu. As coleções antes faziam sonhar em looks para princesas nordestinas, mas a cada edição, Almerinda encanta o consumidor masculino com uma poética do vestir arrebatadora. Começamos com foto do backastage por Nicolas Gondim.

BABA

Desde a estreia no DFB Festival, a Baba desperta ao traduzir o jeito de ser street em Fortaleza. Os efeitos gráficos agora vão além da estamparia e ganha tramas os pontos das manualidades cearenses criando o desejo de dar um jeito esperto de usar tricôs e crochês. O desfile mostra também como os estilistas e designers têm percebido o potencial da indústria têxtil e confecção do Ceará ao incorporar materiais diversos: o veludo molhado de alguns looks é um bom exemplo. Entre parkas, bermudas surfistas e cargo, bonés bucket, a Baba impacta na praia de futuro do DFB.

BLINCLASS

Um dos nomes mais fortes da moda masculina cearense, a Blinclass deu spoiler da Club 99, que dever vir a ser segunda marca do grupo. A grife arrebatou a imprensa convidada e influencers da moda ao mostrar como unir inputs do universo bikers, skaters e players da geração Z sem perder o DNA Blinclass. As jaquetas e bolsas feitas de tecido sustentável CEEX, os ótimos looks em jeans e os sneakers já se converteram em hits da temporada. Tipo Testado e aprovado, a camisaria e underwear da grife são 10. O estilista potiguar Léo Macedo participou da concepção do desfile. Vale seguir o clube da Blinclass.

JOHNSON ALVES

Abençoado pelas rezadeiras nordestinas, Johnson Alves fez um dos desfiles mais lindos do DFB Festival. O estilista faz o que é comum se observar entre os designers internacionais quando resolvem traduzir uma cultura local: transforma símbolos genuínos em roupagem de moda. Assim, os lenços usados pelas mulheres nordestinas aparecem prontos para ganhar paisagens do mundo. As listras, que parecem tendência náutica, fazem dobradinhas com aplicações de terços, bordados de sobrecamisas e chemises. Assim, as benzedeiras de Johnson Alves chegam com fé. E faz a gente querer ir longe..

DAVID LEE

O desfile David Lee serve como imersão na criativa de Fortaleza. Na trilha, Bruna Bortolotti e o Berlim Tropical deram a senha do pancadão. A coleção teve collab de Laura Holanda, Alice Dote, Zé Vitor e Terroristas do Amor. Nascido e crescido no DFB, David é um nome da cena nacional. Além do criativo cearense de música, design e artesanato, o desfile da coleção Parangaba teve causados Rider. O que muito impacta? As proporções dos coletes e robes de crochê.

KALLIL NEPOMUNCENO

Conhecido por vestir mulheres poderosas, Kallil Nepomuceno conquista rapazes igualmente poderosos. O cantor Silvero Pereira (foto acima) e o influencer João Victor impactaram no casting de um desfile tomado peças hits. A jaqueta bomber com estampa de fuxico é peça de desejo para sempre e sempre, ponto para parceria entre o estilista e as tecelagens Atualitá Têxtil e Gotex Têxtil. A estampa fuxico, claro, rendeu efeito 3D. Seja via aplicação da arte manual, seja pelos plissados dos vestidos fluídos. Homem do Sapato assinam os calçados do desfile. Um dos feliz lindo, feliz e muito power !

LINDBERGUE

O desfile número do 1 do DFB está, claro, em nosso TOP 10 DFB. Lindbergue Fernandes mostrou mais uma vez porquê continua pontuando como o desfile tem-que-ver da semana cearense. Inteligente, divertido e talentoso, o estilista refletiu sobre os padrões exigidos nos APP de namoro e sexo. Assim como a Baba, os looks mostraram um tanto do poder da indústria têxtil cearense. A jaqueta e saia jeans Vicunha em foil e undwear da Ednype Intimates são bons exemplos com quanto de união criativa se faz um ótimo desfile. E, claro, peças que vão além dos padrões impostos. E assim o DFB vai sendo lindamente autoral.

MARINA BITU

amos seguindo a lista com desfiles merecem ser vistos bem de pertinho. Marina Bitu nos leva para dois desfiles: Sau + Sheila Morais e o desfile da marca Marina Bitu. No primeiro dia, Marina e Sheila Morais apresentaram desfile cujos os looks foram concebidos um a um junto com a designer de acessórios Sheila Morais. Vimos uma adição de brilhos saídos do mar para seguir até à noite. Ao desfilar marca que vela seu nome, Marina apresenta mais possiblidades de beneficiamento de tecidos com efeito super classy. A foto de backstage por Nicolas Gondim ajuda explicar…

MELK Z DA

Lindo, delicado e chic, o desfile do pernambucano Melk Z Da nos transporta para etéreo chamado luxo. Trata-se de um desfile para se ver de pertinho para conferir os detalhes das aplicações de porcelana, que ganhou banho de prata a partir da collab do estilista com a Verde Joias. As mãos de Melk delineiam nervuras dos corset revestidos por linhas e fios ao mesmo tempo que se apresentam na estampa Metamorfose, desenvolvida com a Madrecor Estamparia. O vestido Borboleta é um fly de lindeza da coleção Crisálida. E tudo nos leva a pensar no ateliê de Melk Z Da em Recife. A foto acima, tirada do backstage, é Nicolas Gondim.

RENDÁ

Para fechar, as possibilidades de rendas e bordados voltam sempre a nos encantar no desfile da Rendá. As aplicações nas peças em jeans mostram como artesãos, designers e modelistas tem aperfeiçoado o desenvolvimento das peças de modo a se chegar a um produto de alta qualidade. Com cartela antenada na tendência de cores para o verão, a Rendá deixa o recado para quem acha pede manualidades na velocidade ready-to-wear. Vamos usar !

Fotos Roberta Braga (passarela)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *