21 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMA

Cadeira Sol, criada pela potiguar Lana Débora, impacta na Abimad

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

ABZ Tribuna do Norte segue em cobertura exclusiva da feira da  Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração – Abimad, que acontece até dia ´02 de fevereiro, no Expo São Paulo, Zona Sul de São Paulo. A cadeira Sol, criada pela arquiteta e designer potiguar Lana Débora para Cabanna consta como um dos destaques da edição 37 do salão de negócios. Não é pouco! No showroom da Cabanna foram lançados, com igual sucesso e impacto entre os visitantes, o balanço Oquena, criado pelo desigern Sergio Mattos e a linha Arnoz, criada pelo jovem designer Lucas Rocha. Com estrutura de metal e corda náutica, a cadeira criada por Lana tem um vazado no lado ponto alto esquerdo, de onde vazados criam efeitos de “raios” sobre toda estrutura da peça. Levando-se em conta a cartela de cores e o efeito do sombreado da estrutura sobre o ambiente, a cadeira Sol ilumina a criatividade de arquitetos e designers de interiores.

MADE IN BRASIL

Um dos mais influentes designers brasileiros da atualidade com projeção no mundo inteiro, Sergio Matos participou, nesta terça-feira, 30 de fevereiro, do lançamento da cadeira Oquena para Cabanna. O móvel tem estrutura adaptável, pode ser usado como cadeira mediante uso da base. Ou pode pode ter estrutura suspensa e ser usado como balanço. A Oquena é mais um capítulo da história criativa entre Sérgio Matos e a paraibana Cabanna. “O meu trabalho é todo influenciado por Campina Grande, onde tenho atelier. E pela Paraíba”, disse Sérgio, lembrando ter sido o primeiro designer a desenvolver peça assinada para Cabanna. Um dos expoentes do boom do design autoral brasileiro no mundo, Sérgio celebra o movimento de novos criadores nos diversos estandes da Abimad. “Todo mundo chegar para somar”, comemora.

PRESTE ATENÇÃO

Nome nascido na extinta Etna, Lucas Rocha é mais um designer a lançar produtos junto com a paraibana Cabanna. Criada a partir da formas de uma árvore típica da paisagem caiçara das praias paulistas, a linha Anoz mistura aço, madeira e corda náutica refazendo formas do tronco e caule vistos no dia-a-dia no bioma brasileiro. “Eu cresci vendo árvore. E ao visitar Ubatuba no litoral paulistano, me veio o insight de criar as peças”, disse Lucas ao contar sobre o processo criativo para o desenvolvimento dos móveis. Descendente de baiano com passagem acadêmica por Santa Catarina, Lucas celebra a união criativa com a fabricante de móveis da Paraíba. “A nossa criação tem a pluralidade do Brasil”, disse ao mostrar a mistura de materiais das peças vistas na Abimad. Siga o design brasileiro!

Fotos Augusto Bezerril

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *