2 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMADLÇ

DLÇ / Conheça 3 queijos potiguares destaques da Festa Boi

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

Você conhece a produção queijeira do Rio Grande do Nort? O queijo de manteiga e coalho potiguar ganha variações e conquista prêmios em festivais e exposições do mundo. ABZ Tribuna do Norte seguiu 6ª Exposição de Queijos Artesanais do Brasil . Veja lista de algumas fazendas potiguares, que muito merecem degustação. É nosso Dlç!

FAZENDA BARREIRAS

A família da Fazenda Barreiras expôs na Agência Sebrae Festa do Boi produtos como, queijo de coalho – o carro-chefe da queijeira -, queijo ao vinho, queijo maturado com 60 dias, queijo meia cura em torno de 30 dias, dois queijos trufados com goiabada e carne de sol, queijo com pimenta e creme de queijo de ricota temperado com alho e orégano. Na foto 01, o jovem Tobias Zacarias divide com o pai, Manacés Filho, e a mãe, Izabel Cristina, as atribuições do processo de produção dos queijos e outros derivados do leite, Vale conferir os produtos com selo Fazenda Barreiras.

ANTONIO VINDÔ

O nome da Fazenda é uma homenagem ao avô, Antônio Vindô, que iniciou uma pequena produção em 1937. Em setembro deste ano, a queijaria ganhou medalha de prata no Mondial Fromage Tours, na França. No ano passado ganhou medalhas de bronze com os queijos Icó e Tapuia no 2º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, do Mundial do Queijo do Brasil, em São Paulo. Também em 2022 conquistou cinco medalhas no concurso do XVI ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, em Vitória da Conquista/BA. Foram três medalhas de prata para os queijos Panati, José do Egito e Tapuia, além de duas medalhas de bronze para os queijos Curumim e Jatobá. Na foto acima, Heráclito de Souza comemora o sucesso dos queijos da Fazenda Antônio Vindô, instalada no município de José da Penha, no Alto Oeste do estado. É potiguar !

QUEIJEIRA MARIA CREUZA

Outra marca contemplada com um espaço na Exposição Queijos Artesanais do Brasil foi a Queijeira Creuza Maria, que trouxe para o evento queijo de coalho e manteiga da terra. Situada no município de Carnaúba dos Dantas, a queijeira artesanal produz apenas o queijo de coalho e a manteiga. O produtor José Filho de Oliveira e o filho Joan Igor de Oliveira (foto acima) cuidam de todo o processo, desde a ordenha das vacas, que é feita por Igor, até a fabricação do queijo de coalho e a da manteiga da terra. “Por enquanto, produzimos apenas esses dois produtos. Pretendemos passar a fabricar o queijo de manteiga”, afirma Igor, que é o responsável pela ordenha das vacas e tira em torno de 50 litros de leite por dia, transformados em queijo.

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *