3 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMA

Formas, cores e texturas da natureza são tendência em CASA

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

ABZ Tribuna do Norte continua checagem de lançamentos que importam entre ABIMAD, Expo Revestir e DW São Paulo. Formas orgânicas, superfícies extraídas de pedras, desenvolvimento de peças respeitando as formas naturais da madeiras e cores extraídas de flores e árvores trazem a natureza para dentro da casa. O verde chega como novo cinza. E os mix texturas, relevos e ranhuras trazem de volta o afeito do sentido do toque #emcasa

Texturas, formas orgânicas e tons neutros são tendência nas coleções de tapetes Cartago apresentadas na recente edição da Abimad. A fabricante conseguiu reunir em só tapete diferentes fios de poliéster em que se pode ter em um determinado recorte a textura e maciez da viscose junto ao tecido na gramatura de 21 mm com aspecto aveludado ao poliéster mais seco (de maior resistência) ao nylon – considerada matéria prima mais nobre para tapete sintético. “A grande tendência é a mistura de texturas, gramaturas, materiais. Além da tendência de cores, em que temos uma paleta muito mais voltada para tons naturais“, diz Bruno Alves (foto 01) – especialista em tapetes ao mostrar os lançamentos da Cartago. Os tons de bege, verde e rosa trazem o cromatismo da madeira, águas, areia e flores para dentro de casa. Quem achou que iria encontrar o Viva Magenta (cor do ano da Pan6one) entres na paleta, fato é que, embora exista um uso crescente, os tons vibrantes (ainda) são escolhas pontuais entre os lojistas, arquitetos e designers de interiores.

RESPEITE A FORMA

A força da natureza conduz o processo criativo da coleção Remanso – desenvolvida pelo Escritório Tiié para Safari Móveis. cadeiras “Sabe a curvatura que faz a água corrente do rio ou mar quando desacelera? Esse é o remanso. Então: como criamos uma linha de móveis para área externa, fizemos um convite à pausa, fica tranquilo”, dizem as designers Juliana Hilgenstieler e Nicole Salvatierra – fundadoras do Tiié Design, sobre as mobílias apresentadas na Abimad. Para ser fiel à ideia do movimento das águas, as peças apresentam acabamento irregular, o corte arredondado e espaço para dilatação do madeira. Um aspecto importante: as ripas desenhadas nos tampos respeitam as diferentes tonalidades do eucalipto. O que realça as formas orgânicas do móveis. E aproxima ainda mais o criativo do design ao desenho da própria natureza .

PEDRA EM RELEVO

O Consentino (veja foto 01) na Expo Revestir teve influência árabe e hispânica da região da Andaluzia na Espanha. Concebido pela designer, Juliana Pippi, a Cozinha Aromática teve como base os tons terrosos. O destaque fica por conta da Dekton® Pietra Kode – novo lançamento do Grupo Cosentino – que simula a superfície das pedras da Itália. A linha foi desenvolvida em colaboração com Daniel Germani, designer argentino multipremiado, tendo vencido prêmios como o NYX Design Award de 2021 e o Interior Design Award/Winner de 2020. Ao todo, três peças integram a coleção: Vicenza Kode, Travertine Kode e Ceppo Kode. As séries se remetem, respectivamente, à Pedra de Vicenza, ao mármore travertino e ao (veja foto acima) Ceppo di Gré.

TOM DA TERRA

Numa temporada revestida por tons neutros de beges e off-white, o terracota está aparece nos tecidos como o bouclê das cadeiras de marca Doimo e tapetes da Casa Maiori. E ainda prosseguindo entre os lançamentos da ABIMAD, vasos e abajures da 2A Cerâmica (veja foto acima). O que podemos apreender? Que ao contrário da Viva Magenta – cor conectada no Metaverso, a indúsitra de móveis, revestimento e alta decoração está mais aproximada da Cacita Alaranjada – tonalidade da pesquisa de cores de 2023 da Suvinil Tintas Mais uma pepita da natureza para colorir #emcasa.

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *