26 de abril de 2024
Política

Carlos Eduardo terá maior tempo no rádio e TV em Natal

A Câmara dos Deputados enviou ofício ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informando o histórico da movimentação de deputados federais entre partidos políticos na atual legislatura. Os dados foram utilizados pela Justiça Eleitoral para definir a representatividade das legendas para fins de debates na campanha de 2016 e também para a distribuição da propaganda no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que terá início a partir de 26 de agosto.

As emissoras de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, pois a Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165) acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os candidatos vão apresentar suas propostas das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h.

A divisão deverá obedecer à proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador. Em relação aos diversos fusos dos estados, o horário da propaganda eleitoral gratuita deverá sempre considerar o horário oficial de Brasília.

Em Natal, a coligação “Natal Melhor de Novo” que tem como candidato à reeleição o prefeito Carlos Eduardo (PDT) e de vice o deputado Álvaro Dias (PMDB), ficou com o maior tempo de rádio e tv. Serão quatro minutos e três segundos nos 35 dias de horário eleitoral gratuito. A coligação integrada por dez partidos que apoiam a reeleição de Carlos Eduardo, também terá o maior tempo de inserções diárias – 17 minutos e um segundo.

A candidata a prefeita do PSDB, deputada Márcia Maia, ficou com o segundo melhor tempo de propaganda política: dois minutos e dez segundos. Em seguida vem o deputado estadual Fernando Mineiro, candidato a Prefeito pelo PT, com um minuto e 41 segundos.

Já o deputado estadual Kelps Lima (SDD) terá apenas um minuto e 26 segundos, mesmo tendo recebido o apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB), presidido no Estado pelo deputado federal Rafael Motta.

“Nanicos”

Dos candidatos considerados de partidos nanicos, Robério Paulino (PSOL) ficou com 14 segundos, seguido por Freitas Júnior (REDE) com 13 segundos e por último, Rosália Fernandes (PSTU), que ficou com oito segundos.

z