26 de abril de 2024
Sem categoria

Chico Anysio: Exemplo de Humor de Verdade

O texto abaixo foi escrito por Carol Caiana, estudante do 7º período do curso de Jornalismo da Universidade Potiguar (UnP).

Aos 80 anos de idade, o maior artista brasileiro, pioneiro em fazer humor, morre e com ele leva parte do que mais prezava em fazer, plantar sorrisos e arrancar gargalhadas das pessoas.

Francisco Anysio de Paula Filho, seu nome de batismo, nordestino, cearense, observava situações às vezes nem sempre prazerosas, mas via além das dificuldades diárias, situações que poderiam ser denunciadas através de outro ponto de vista, assim nasceu seu talento e seus mais diversos personagens, ao todo mais de duzentos.

Nos últimos anos, o humor vem ganhando forças, principalmente com stand up (humor feito por uma só pessoa, sem cenários ou personagens), uma categoria que fala de situações normais, muitas vezes comuns entre nós, mas absurdas, como corrupção , censura, falta de investimento em educação ou saúde, ou seja, acontecimentos que vive há gerações.

Mas hoje em dia, o humor anda se classificando em uma de suas ramificações, o humor negro, aquele tipo de piada com situações sérias que no fundo não possuem graça nenhuma. Um bom exemplo desse tipo de humor feito no Brasil é através do humorista Rafinha Bastos, conhecido por iniciar polêmicas com suas piadas que tem como foco apelação sexual, quando afirmou que a mulher feia ao ser estuprada deveria agradecer ao estuprador por ter conseguido uma relação sexual, ou então quando revelou em seu twitter que a Hebe Camargo, famosa apresentadora, estaria fazendo participação especial no filme que era exibido naquela noite na televisão, o retorno da múmia.

Algumas pessoas, podem até achar engraçado esse tipo de piada, até quando se é falado de algo que não a atinge diretamente, ninguém gosta de ser alvo de comentários, muito menos de ser fonte de inspiração para esse tipo de humor. Rafinha Bastos não é o único humorista que faz esse tipo de piada, há muitos outros, porém, questionamos após o Brasil entrar de luto com a morte de um verdadeiro artista que usava do humor sem ser agressivo, e fazia dele uma forma de brasileiros questionarem sua realidade, quanto ao  salário do professor que é absurda. Enfim, Chico deixa saudades, mas principalmente deixa um exemplo de inteligência e humor, sem ridicularizar ninguém e arrancando sorrisos de uma grande massa, sem restringir grupos, fazer a piada parecer legal apenas para algumas pessoas. Vá em paz, Chico!