26 de abril de 2024
Sem categoria

Mocidade é a campeã do Carnaval de São Paulo

Do G1 SP

Em entrevista coletiva pouco antes das 23h desta terça-feira (21), a Liga Independente das Escolas de Samba informou que a Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo. O anúncio foi feito em meio a brigas e confusão entre presidentes de escola de samba que estavam no Anhembi desde o fim da tarde, quando um integrante da Camisa  Verde e Branco interrompeu a leitura das notas. A segunda colocada foi a Rosas de Ouro, seguida de Vai-Vai, Mancha Verde e Vila Maria.

Segundo o presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira, a decisão de manter os pontos apurados até o início da confusão foi tomada por sete votos a cinco na reunião de quase cinco horas entre os presidentes das escolas. Ferreira disse que ficou valendo o artigo 29 do regulamento da Liga, que prevê uma média das notas quando alguma delas falta.

O resultado gerou protesto entre os torcedores da Rosas de Ouro. A Tropa de Choque – que já tinha sido acionada à tarde para conter o quebra-quebra no Anhembi – teve de ser posicionada para conter os ânimos.

A presidente da Mocidade, Solange Bichara Rezende, disse que não se sente confortável com o resultado. “Eu não me sinto confortável com essa situação. Não quero ser campeã nas costas de ninguém. Eu estou chateada. Não fui eu que roubei a nota, não fui eu que sumi com os resultados”, disse na saída da reunião. Ela chegou a discutir com um integrante de outra escola de samba e afirmou ter recebido agressões verbais. “Ele não tem direito de fazer isso comigo”, concluiu. Por causa da confusão, Solange disse não saber se haveria comemoração na quadra.

Foram rebaixadas para o Grupo de Acesso a Pérola Negra e a Camisa Verde e Branco. No lugar delas vão desfilar no Grupo Especial, em 2013, Nenê de Vila Matilde e Acadêmicos do Tatuapé, vencedores do Acesso.

A decisão da Liga foi tomada pouco tempo depois de a assessoria de imprensa da entidade informar que o resultado só seria conhecido nesta quarta-feira (22).

A confusão durante a apuração começou quando um representante da escola Império de Casa Verde invadiu o local onde eram lidas as notas, no Sambódromo do Anhembi, e rasgou os envelopes durante a divulgação dos pontos do último quesito. Naquele momento, a Mocidade Alegre liderava, seguida por Rosas de Ouro, Vai-Vai, Mancha Verde e Unidos de Vila Maria. Houve quebra-quebra, carros alegóricos foram incendiados e pelo menos cinco pessoas acabaram detidas.

Após a confusão, os diretores das escolas de samba se reuniram durante toda a tarde para tentar solucionar o impasse. A Mocidade Alegre chegou a encerrar por volta das 21h30 a festa programada para esta terça-feira (21) em sua quadra, na Zona Norte de São Paulo, diante do impasse entre diretores da Liga Independente das Escolas de Samba sobre a continuidade ou não da apuração.