26 de abril de 2024
Cultura

Morre o advogado, jornalista e escritor Murilo Melo Filho

Faleceu nesta quarta-feira (27), em um hospital no Rio de Janeiro, o potiguar Murilo Melo Filho, 91 anos, advogado, jornalista e escritor, membro titular da Academia Norte-Riograndense de Letras, onde ocupava a Cadeira nº 19 e da Cadeira nº 8 na Academia Brasileira de Letras.

Aos 12 anos, já começou a escrever comentários no Diário de Natal. Depois foi para A Ordem onde trabalhou com Otto Guerra, Ulysses de Góes e José Nazareno de Aguiar, e em A República, com Valdemar de Araújo, Rivaldo Pinheiro, Aderbal de França, Luís Maranhão e Luís da Câmara Cascudo.

Aos dezoito anos foi para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar no Correio da Noite. Em seguida, passou pela Tribuna da Imprensa com Carlos Lacerda; pelo Jornal do Commercio com Elmano Cardim, San Thiago Dantas e Assis Chateaubriand pelo O Estado de S. Paulo com Júlio de Mesquita Filho e Prudente de Moraes Neto e pela revista Manchete com Adolpho Bloch.

Sempre em missões jornalísticas, acompanhou os ex-presidentes Juscelino Kubitschek a Portugal; Jânio Quadros a Cuba; João Goulart aos Estados Unidos, ao México e Chile; Ernesto Geisel à Inglaterra e à França; e José Sarney a Portugal e aos Estados Unidos.

Cobriu a Guerra do Vietnã, com o fotógrafo Gervásio Baptista, em 1967, e foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a Guerra do Camboja, com o fotógrafo Antônio Rudge, em 1973, tendo chegado a Saigon e Phnom-Penh, via Tóquio.

Casado com D. Norma, têm três filhos: Nelson, Fátima e Sérgio.

Murilo Melo Filho escreveu e lançou diversos livros.

Foto:  Academia Brasileira de Letras
Foto: Academia Brasileira de Letras