O Navio-Escola (NE) “Brasil” atraca nesta sexta-feira (27) em Natal e abre para visitação pública neste sábado (28) e domingo (29), das 14h30 às 17h30, no Terminal Marítimo de Passageiros, no bairro da Ribeira. Realizando a 32ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), o NE “Brasil desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro em 22 de julho e tem previsão de encerrar a VIGM em dezembro.

Pela primeira vez, guardas-marinha femininas, todas do Corpo de Intendentes da Marinha, realizarão a Viagem de Instrução. As 12 militares são as primeiras mulheres a completar o curso da Escola Naval.

A VIGM tem os propósitos de complementar os conhecimentos adquiridos pelos futuros oficiais da Marinha; aprimorar a formação cultural dos militares; e representar o País nos diversos portos a serem visitados, promovendo o estreitamento dos laços com as nações amigas.

Durante o período de embarque, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a fase de adaptação à vida de bordo.