26 de abril de 2024
Sem categoria

Nelter sugere Termo de Ajustamento de Conduta para resolver problema da interdição dos balneários de Caicó

Durante sua fala na Sessão Plenária desta terça (06), o deputado Nelter Queiroz (PMDB) defendeu a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ibama e os balneários fechados recentemente pelo órgão em Caicó. No fim de fevereiro, baseado em uma ação do Ministério Público Federal, o Ibama realizou a “Operação Rios Federais”, na bacia do Açude Itans, fechando o Caicó Iate Clube, localizado às suas margens, por falta de licença ambiental e ocupação irregular da Área de Preservação Permanente.

Em aparte, os deputados George Soares (PR) e Vivaldo Costa (PR) mostraram preocupação com o fechamento dos clubes; alguns são fonte de lazer e renda para a população do Seridó há mais de meio século. “Essa seria uma oportunidade para se fazer um trabalho educativo, de conscientização tanto dos dirigentes desses espaços quanto das pessoas que os frequentam para que eles operem na regularidade”, disse Vivaldo Costa. “O Vale do Açu vive em meio a reservatórios, açudes e lagoas. É onde a vida da região acontece. Fechar esses espaços é complicado”, ponderou George Soares.

Nelter Queiroz convocou outros órgãos como o DNOCS, responsável pela construção do Itans a contribuírem para encontrar uma solução. “Uma das alternativas seria limitar o número de pessoas que têm acesso a esses clubes”, disse o deputado, afirmando que o Ibama já sinalizou em reabrir os clubes de Caicó. “Estou defendo o turismo, o lazer seridoense, para que tenhamos um futuro digno para essas famílias”, finalizou.