27 de abril de 2024
Estado

Novela dos Consignados: Governo do Estado penaliza mais uma vez os servidores

Do Blog de Jeneayre Souto, presidente do Sindicato do SINSP/RN – Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte:

O Governo de Robinson Faria (PSD) decidiu romper no final de março deste ano o contrato com a empresa responsável por administrar a margem consignada do funcionalismo público sem qualquer justificativa e sem contratar uma substituta. O resultado disso? Mais de 103 mil servidores entre ativos e inativos ficaram impedidos de realizar quaisquer operações financeiras com desconto em folha, incluindo financiamentos imobiliários, ou seja, famílias sem comprar a casa própria.

O serviço de crédito consignado dos servidores estaduais não custa nada ao Governo Estadual. Todo o serviço é pago pelos bancos que operam e prestam esse serviço. Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco Bonsucesso e outros bancos que trabalham com esse serviço.

Alegando falta de transparência o governador Robinson Faria, resolveu romper de forma unilateral o contrato com a empresa Zetra Soft, que prestava esse serviço desde o ano de 2009 e que tem contrato previsto com o estado do RN até o ano de 2017.