26 de abril de 2024
EconomiaNatal

Pesquisa da Fecomércio aponta Natal em Natal movimentou R$ 80 milhões na economia da cidade

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), no período de 12 a 29 de dezembro, apontou gastos de R$ 80.960.720,40 no Natal em Natal, entre natalenses (85,5%) e turistas (14,5%). Estes gastaram R$ 27.305.793,90. Já os natalenses, contribuíram com 53.654.926,50.  A pesquisa abrangeu todos os polos de atividades do Natal em Natal. O instituto entrevistou 704 pessoas, sendo 52,4% homens e 47,6% mulheres.

Na manhã desta segunda-feira (18), a Fecomércio divulgou a pesquisa para a imprensa, em sua sede, onde o prefeito Carlos Eduardo concedeu entrevista coletiva. “É um resultado extremamente positivo. Ganha o turismo, o comércio e toda a cidade do Natal. Foram investidos R$ 4 milhões e tivemos um retorno de R$ 80 milhões. É dessa forma que estamos enfrentando a crise”, disse o chefe do executivo municipal.

Carlos Eduardo assinalou, ainda, que a pesquisa servirá de orientação para o Natal em Natal 2016. Debruçadas sobre a pesquisa, as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo analisarão os dados para aperfeiçoar o evento. Para isso, a Prefeitura abrirá o Fórum do Natal em Natal nos primeiros dias de março deste ano. ”Eu creio que o objetivo está alcançado. A cidade avança com a injeção de R$ 80 milhões na economia. Nós sentimos que Natal realmente soube marcar presença em meio à crise nacional”, ressaltou.

O prefeito exaltou a parceria com a Fecomércio e os demais parceiros, que incluem a Cosern, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Banco do Brasil, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Moinho Dias Branco e o Café Santa Clara. “A Fecomércio tem sido uma grande parceira da Prefeitura”, destacou o gestor.

Ainda segundo a pesquisa, os entrevistados prestigiaram, em média, dois dias do Natal em Natal. Quarenta e três por cento dos espectadores afirmaram que era a primeira vez que participaram do evento. O atrativo do Natal em Natal mais visitado pelos participantes da festa foi a praça da Árvore de Mirassol (76%). Os shows musicais (Festival de Música na Zona Norte e Aniversário da Cidade) aparecem logo em seguida, com 52% das respostas.

No item “Percepções do evento”, 34,8% dos entrevistados disseram que o que mais gostaram no evento foi a sua organização, 33,8% citaram a decoração natalina, 25,1% elogiaram a infraestrutura nos locais de evento e 94,2% afirmaram que pretendem voltar ao evento este ano.

Para o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, a pesquisa teve como motivação aferir o nível de satisfação e de valores movimentados de forma direta pelo público participante dos eventos constantes da programação do Natal em Natal 2015. “Um evento como esse gera emprego e renda e contribui para o comércio e o turismo do município”, afirmou Marcelo Queiroz.

18/01/2016 - PREFEITURA DO NATAL - COLETIVA DE IMPRENSA, SOBRE A PESQUISA FECOMERCIO DO NATAL EM NATAL - FOTO: ALEX RÉGIS/ SECOM
18/01/2016 – PREFEITURA DO NATAL – COLETIVA DE IMPRENSA, SOBRE A PESQUISA FECOMERCIO DO NATAL EM NATAL – FOTO: ALEX RÉGIS/ SECOM