Prefeito anuncia edital de concurso público com 597 vagas para Macaíba

O edital atualizado referente ao Concurso Público para preenchimento de vagas do quadro permanente de servidores da Prefeitura de Macaíba foi publicado na noite desta quinta-feira (19), no Diário Oficial Eletrônico do Município, assim como no site da Consulplan, empresa contratada para organização e realização do certame.

No total, são ofertadas 597 vagas para cargos dos níveis médio e superior.

As inscrições começam no próximo dia 30 de maio e se encerram no dia 07 de julho do corrente ano. As taxas de inscrição são, respectivamente, 85 reais para nível médio e 105 reais para nível superior, mesmos valores do edital anterior.

Quem já está inscrito no concurso, pagou sua taxa anteriormente, porém não deseja mais continuar, pode solicitar a devolução entre 30 de maio e 14 de junho.

Quem deseja editar seus dados, como, por exemplo, mudar de cargo, também deverá solicitar devolução de taxa, fazer uma nova inscrição e pagar uma nova taxa conforme os valores mencionados a depender do cargo.

Quem já realizou sua inscrição, pagou a taxa e não quer editar dados já está automaticamente inscrito, não necessitando fazer nenhum tipo de atualização.

O atual edital traz novidades como a adesão às políticas afirmativas como cotas para negros e indígenas, a criação do cargo de bibliotecário, a atualização salarial para o cargo de fiscal tributário, a readequação de vagas em diversos outros cargos que se fizeram necessárias diante da demanda atual, já que a antiga configuração tinha como base o ano de 2018, quando o concurso foi então suspenso e, posteriormente, anulado por recomendação do Ministério Público, para que fossem realizadas as devidas adequações.

Outro edital foi lançado no final de 2019, com provas agendadas para o início de 2020, mas as provas não foram realizadas por causa da pandemia de COVID-19. Em 2021, novamente a questão pandêmica e entraves burocráticos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, adiaram novamente a realização do certame.

As novas datas previstas para a aplicação das provas agora são 07 de agosto (cargos de nível médio) e 14 de agosto (cargos de nível superior). Essas provas serão aplicadas em locais situados em Macaíba, Natal e outras cidades da Grande Natal a serem informados no edital.