26 de abril de 2024
Natal

Prefeitura de Natal inaugura segunda UPA da Zona Norte nesta sexta (04)

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entrega nesta sexta-feira (4), às 17h, a segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na zona Norte de Natal. A Unidade de Pronto Atendimento José Jorge Maciel – UPA Potengi, está localizada na Avenida Nosso Senhor do Bonfim, s/n, no bairro Potengi, zona Norte da cidade, e terá atendimento de clínica médica adulto e pediatria, 24 horas, com capacidade média de 300 atendimentos por dia, e teve um investimento de R$ 2.115.000,00, com recursos próprios e do Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, destacou a estrutura da Unidade, que proporcionará conforto e ambiência para os usuários e servidores.

“A UPA Potengi tem uma estrutura fantástica com todos os equipamentos para atender e agilizar no sentido de estabilizar os quadros clínicos dos pacientes que necessitam da urgência. A inauguração de mais uma unidade de saúde em Natal, depois do Hospital Municipal, é reflexo do compromisso da administração do prefeito Carlos Eduardo em se promover melhor qualidade de vida à população e priorizar a saúde pública”, destaca Luiz Roberto Fonseca.

A UPA funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A Unidade inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, pequenas cirurgias (sutura), laboratório de exames, nutrição, serviço social e leitos de observação. O atendimento funcionará com o mecanismo de acolhimento com classificação de risco, seguindo o Protocolo de Manchester.

A Unidade terá 12 leitos de observação na Sala Amarela e três leitos na Sala Vermelha, além de quatro leitos de observação de pediatria. A UPA contará com cinco médicos por plantão de 12 horas, sendo três de clínica médica e dois de pediatria. Ao todo, mais de 200 servidores trabalharão na unidade.

UPA Potengi