27 de abril de 2024
ABZ LABABZ PLATAFORMA

COP 27 / ABZ LAB mapeia eventos e inovações em torno da sustentabilidade

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerrill

[email protected]

Um dos principais segmentos produtivos do Japão, a indústria automobilística, será tema da primeira edição do Innovation in Motion da Japan House São Paulo, programa que visa destacar as atuações mais inovadoras do Japão em distintos setores da economia. Em sua estreia, de 18 de novembro a 11 de dezembro, o projeto propõe um debate sobre o futuro da mobilidade e da sustentabilidade sob uma perspectiva da indústria e governo do Japão.

De forma didática e tecnológica, inclusive com a utilização de projeção 3D, a Japan House São Paulo apresenta informações e curiosidades sobre as novas tecnologias utilizadas nos carros movidos a célula  de hidrogênio, elétricos ou híbridos, desenvolvidos pela Toyota, além de informações adicionais sobre as iniciativas que o Japão vem desenvolvendo para tornar-se uma sociedade neutra em carbono até 2050 – em concordância com um dos objetivos do Acordo de Paris, tratado mundial a respeito das alterações climáticas.

A cada semana, um veículo diferente será exibido na entrada da JHSP, a começar pelo modelo Mirai (movido a hidrogênio), seguida pelas exibições do RAV 4 plug-in híbrido (híbrido plug-in), Lexus UX300e (100% elétrico), e Corolla Cross híbrido, fruto da colaboração entre engenheiros brasileiros e japonesesA primeira edição do Innovation in Motion também discutirá a mobilidade baseada na Woven City, protótipo de cidade planejada pela Toyota, onde todos os ecossistemas são interligados, para ajudar nos estudos sobre mobilidade e sustentabilidade para o futuro.

NOVOS COMEÇOS

Seguindo o tema carbono neutro, a Alme é marca confirmada na edição 2022 da Brasil Eco Fashion Week. A semana de moda sustentável acontece de 01 a 06 de dezembro, de modo presencial, em São Paulo. E o que á bacana na notícia? Alme é uma marca carbono neutro de calçados, que compensa 100% das suas emissões de CO2 com projetos de preservação das florestas brasileiras e utiliza matérias primas de menor impacto ambiental e maior conforto para os pés. Na foto, Mochila Alme feita a partir de pipas recicladas de kitesurf.

MALHA DO FUTURO

Já prestou atenção na composição da roupa que veste? ABZ LAB acompanhou lançamento da Malwee para 2023. A malha da marca será fabricada a partir do chamado de “fio do futuro”, composto com 85% de peças usadas que seriam descartadas e 15% de fibra de poliéster reciclado (feito a partir de garrafas PET). Não para por aí. O tecido produzido a partir do “fio do futuro” é lavado em processo que utiliza o Tubingal Rise, um amaciante têxtil à base de silicone reciclado pós-consumo. Vale conferir !


Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *