27 de abril de 2024
ABZ PLATAFORMA

ABZ TRIBUNA DO NORTE mostra desfile Design de Moda Senai/RN

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

O que se leva em conta quando se acompanha um desfile de conclusão de um curso de moda.. Tudo depende do que se conhece sobre o quadro docente, as atividades livres e, claro, a grade curricular da instituição. Há escolas de moda focadas no experimental, outras escolas têm foco no aprimoramento técnico do aluno. Seja qual a direção pedagógica, o que se espera é o ingresso de mais profissionais qualificados no mercado. ABZ Tribuna do Norte conferiu o desfile de final do curso de Design moda do Senai Moda/RN, realizado na Pinacoteca do Rio Grande do Norte, em Natal. Segundo Rodrigo Mello – Diretor Regional do Senai/RN – destacou que as coleção mostraram o tema brasilidade com aderência ao que foi “proposto no curso”. O Senai Clóvis Motta figura há décadas como referência nos cursos de modelagem, corte e costura. E por isso, é responsável pela formação de gerações de profissionais para indústria têxtil potiguar, antes mesmo da criação do curso de Design de Moda. As fotos que ilustram a o review são de Thales Lima.

Primeiro a entrar na passarela, Marcone Soares disse a que veio numa apresentação de impacto em que se observa o trabalho do designer com arte. Yorran Jordy, Janvita Ribeiro (foto 01) e Aryel Medeiros vestiram looks inspirados em Adriana Varejão. Para além das análises sobre o símbolo da roupa e o uso de materiais, Marcone resgata a intervenção Trouxas Ensanguentadas, intervenção do artista Artur Barrio – que impactou a sociedade do Rio de Janeiro e Belo Horizonte, em 1970, época de ditatura militar no Brasil.

Ligya Clark foi o tema escolhido por Cindy Lemos. A artista foi umas das fundadoras do Grupo Frente. Abraham Palatnik – que tem (ou tinha) obra no acervo da Pinacoteca) também formou o grupo. Erick Nascimento sempre ótimo e convertido ao casting da Surreal Models Management) abriu o desfile todo composto por looks em preto-e-branco. A designer mostrou como usar um tema e desdobrar em roupas para serem usadas na vida real. No caso, os consumidores da Be Hot.

A canção Colibri, famosa na voz de Oswaldo Montenegro – serviu como inspiração para Milca Nascimento. Claro que as cores do iridescente pássaro serviram de referência para os looks e também adereço usados pelas modelos. Do pensamento para realidade, Milca mostrou ter passado bem pelas disciplinas de modelagem e corte e costura ao propor volumes elaborados, recortes e texturas. Na foto Ana Lara (Trafego Models)

Terceira a desfilar, Lu Galvão baseou-se na referências da família e na cidade Jucurutu no Rio Grande do Norte. O crochê – uma das manualidades nordestinas mais apreciadas pelos fashionistas – aparece bem executado em bolsas, brincos e detalhes dos tops. Já plantando a semana da grife Atrevida Severina, a designer mostra cuidado no acabamento com como visto nos uso da miçangas como arremate dos rolotês. DNA potiguar pronto para usar, parece ser o mantra.

Seguindo a ideia de roupa pronta para usar, Daliana Ramalho apostou em estampas. A apresentação merece atenção pelo exercício de coordenação de estampas. Nos looks coloridos, o styling parece ter feito uma aposta de camuflar estampas. Ou seria uma só? A ideia de mistura fica mais evidente na entrada de peças em branco-e-preto. A apresentação dá vontade de ir na Loja da Dali e comprar. O vestido usado por Malu, filha da designer – mostra desejo de looks mãe e filha. Permita-se é o tema.

O Rio Curimatau é limite e ligação entre o Rio Grande do Norte e Paraíba. O desfile mostra, portanto, uma olhar sobre a paisagem do Litoral Agreste – uma região de transição. Também mostra o desenvolvimento entre a então costureira Leni Soares e agora a designer de moda criadora da marca Linolê. Bonito ver a coordenação de cores da estação e a execução do look de Eloisa Lorena. E também a imagem Anny Karolliny (Tráfego Models) no look final. .

Elke Maravilha serviu de inspiração para Daniel Marques. Com “Meu Olhar” (nome da coleção), o designer dá versão para modelo, apresentadora e atriz nascida na Alemanha e maravilhosamente brasileira. A cartela de cores parece fugir da imagem esfuziante e maximalista com a qual Elke ganhou o título de Sacerdotisa Dionisíaca,, como foi chamada pela psiquiatra Nilse Silveira. O designer traz, contudo, uma Elke pronta para um clube noturno e uma noite fervida. Além de visionária, Elke era múltipla. E uma grife tem um público alvo ao qual destina a existência.

Nísia Floresta foi o tema da coleção de Isabelle Cristine. A presença do modelo Juliano Gabriel (Tráfego Models) abrindo o desfile foi uma boa sacada da designer para mostrar de forma atualizada para 2023 o ativismo de Nísia nos idos do século 19. A cartela de cores e rufos remetem ao rigor da moda vitoriana, muito em voga nos tempos de Nísia. Numa outra sacada de frescor, Isabelle fecha o desfile com Naty Ferreira – conhecida como Barbie Plus Size. A grife Aimeer fecha o line up de mais um desfile de novos do Rio Grande do Norte.

SIGA SENAI MODA

Segundo Rodrigo Mello – Diretor Regional do Senai/RN – destacou que as coleção mostraram o tema brasilidade com aderência ao que foi “proposto no curso”. Rodrigo lembrou ainda que as inscrições para os cursos da programação 2023 do Senai/RN. Jéssica Cerejeira – Coordenadora Técnica de moda do Senai, disse que o o desfile é um prova de que é possível fomentar a moda do Rio do Grande do Norte. E moda potiguar, é Brasil.

FICHA TÉCNICA

Local: @pinacotecarn Cerimonial: Chayene Gomes @chayenegomes Coordenação de Backstage: Jéssica Cerejeira @jessica_cerejeira Dinedso Fonseca @dinedso Assistentes de Estilistas: Vitória Shara @shara.costx Marianna Moura @moura.marianna Camile Medeiros @medeiroscamile_ Renata Silveira @renata__silveira Patricia Chaves @patie_sousa Alanna Evangelista @alannasle Beatriz Silva @beatriizoffc Casting: @agenciatrafegomodels Alocação dos convidado: Verônica Cesário @anaveronicacesario Laura Cesário Trilha Sonora: Dj @zittur Equipe de Beleza: Robson Medeiros – Make – @medeirosrr Williane Ramos – Cabelo e Make – @williramoss Evelin Salel – Make – @evelinsalel Léo Ferreira – Make – @leosiilvaf Lilian Gonçalves – Cabelo e Make – @magia.dos.cachos Eduardo Anselmo – Cabelo – @ansellmohair Allyerly Dantas – Cabelo – @allyerly e @vssually @anne_passos_coiffeur Apliques de cabelo Assistentes da Equipe de Beleza: Marianna Moreira @marimarimmaari Annelyse Nogueira @annelysenogueira Layne Souza @_laynerodrigues_ Transmissão ao vivo pelo @senaimodarn: Laura Cesário @lauracesarioc Recepção: Gabriella Bezerra @gabifonseca____ Vany França @vany.franca1 Apoio SENAI: Poliana Costa Neide Lima Apoio Técnico SENAI: William Dantas @williamdantasduarte Cobertura fotográfica: Izabela Dumaresq Cobertura de Vídeo: @nobirprodutora #SENAI #SENAIModa #Moda #Desfile

Fotos Thales Lima / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *