19 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMA

Beyoncé, Pharrell e Louis Vuitton detonam na tendência do estilo Country

Procura-se desesperadamente por Beyoncé e Pharrell. A dupla, com o providencial poder adicional da Louis Vuitton, fez com que, em pleno mês de março, fashionistas e influencers do mundo inteiro sintam o impacto das rajadas de hits do desfile masculino da Louis Vuitton E, claro, do estrondoso sucesso de COWBOY CARTER”, mais recente álbum de Beyoncé. ABZ Tribuna do Norte já prenunciara os sinais de fumaça dos cowboys já no desfile da grife grife francesa, cuja direção criativa tem o hitmaker Pharell Wilians. Ok, a trilha do desfile teve o folk de Munford & Sons e Native Voices Of Resistance. Mas não custa lembrar que, dias depois, Beyoncé foi a primeira estrela a vestir look completo da coleção na festa do Grammy. Era só o início de um filme com cara de final de feliz. Pow, pow!

Como antes de lançar o novo álbum, Beyoncé fez aparição em Salvador, seguimos os rastos da tendência a partir do stylist Fagner Bispo – diretor do Afro Fashion Day e um dos primeiros nomes nacionais a postar look inspirado por Bey e Pharrell. “Eu tava de graça naquele dia. Eu estava numa gravação e usei aqueles elementos que faziam parte da produção do trabalho”, diverte-se o stylist, conhecido por vestir estrelas baianas e assinar desfiles para estilistas como Gefferson Villanova. Embora a composição do look não tenha sido conscientemente baseado no desfile da Louis Vuitton, Fagner considera a bandana (um tipo de lenço) um item fácil para dar os primeiros passos no território do country. O visual de Pharrell, veja foto do final do desfile, usando bota (preste atenção nos modelos em parceria com Timberland) chapéu de vaqueiro mais jeans e camiseta é exemplo esperto de um peão fashionista. Sim, peão, vamos trazer o tema para o Brasil.

Tudo bem que o hype começou no mais americano dos temas da moda, mas estamos temos ótimas influências no Brasil, especialmente no Nordeste. “Eu acho que podemos ser autênticos, quando formos montar nosso look e não replicar uma ideia “americanizada”, visto q tem criadores locais quetrabalham com as referências do sertão”, raciocina Fagner Bispo. Referência mundial na arte do couro, Espedito Seleiro, lembra Fagner, tem um trabalho autoral e genuinamente brasileiro (veja imagem da carteira carteira, direto do DFB Festival, evento realizado em Fortaleza). A baiana Adriana Meira é outro nome baiano capaz de fazer mover novo e velho Oeste, misturando country e o mais atualizado axé. Se Beyoncé começou os trabalhos da nova tour pela Bahia, é por lá que os horizontes são abertos. Está até liberado pose de tiro ao alvo, visto nos vídeos da diva Bey. Pow, pow! F

FESTANDO

O álbum Cowboy Carter de Beyoncé também leva em conta a cultura do Sul e do Oeste dos Estados Unidos. Foi no Rodeio, por exemplo, onde a cantora diz ter visto primeiro diversidade e camaradagem entre pessoas que amam a música Country e um estilo de vida americano, enraizado na comunidade, na oferta culinária, nos churrascos e nas roupas do Oeste. Por coincidência da geopolítica cultural do mundo, o disco é lançado exatamente enquanto aparecem as notícias sobre festas em torno das festas juninas no nordeste brasileir. Em Natal, Circuito Musical e Beto Barbosas sobem ao palco da Arena das Dunas, dia 27 de abril, para o Forrozar, festival de Forró Raiz. O Rooftop do Natal Shopping recebe, 11 de maio da festa Nossa Churrascada, evento que une música e gastronomia sertaneja. Todo calendário aquece a contagem para arraiás e Chuva de Balas, tradicional evento do Mossoró Cidade Junina. Quem duvida em chuva de looks em estilo country? Beyoncé já selou o cavalo fashionista!

BOTA PRA JÁ

Considerada uma das mais influentes consultoras de moda Brasil, Cláudia Manhãs orienta sobre a geopolítica da moda. Pharrel, Beyoncé e os LVlovers (um mundo de gente que ama Louis Vuitton) tem, sim, o poder redesenhar o mapa da tendência. Como a E as grifes brasileiras saem ganhando com os sinais do country, vistos lá pelo Hemisfério Norte. Vitrines de grifes como Arezzo, só para citar uma companhia brasileira em processo de conquista do Estados Unidos, já exibem botas em estilo country, calçados com rebites metalizados e bolsas de franja com passe certo para rodeios, festas juninas, festivais de inverno, festivais de pop e pista de dança. Levando-se em conta o calendário mundial das tendências da moda, Cláudia diz que vale apostar no pode de fogo das referências do country, o desfile Louis Vuitton deve impactar até o inverno de 2025.

ABZ PLAY

Ouça Texas Hold Em, faixa do álbum Cowboy Carter, lançamento de Beyoncé.

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *