3 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMA

DEU NÓ / Gravata para mulheres é a tendência da vez

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

A tendência é? Gravata. Já tem um tempo que influencers usam gravatas em looks espertos. Já na semana de Nova York, Carolina Herrera (foto 02) adicionou gravata entre looks inspirados na Sissi, a icônica imperatriz. Mais uma vez foi o estilista Pierpaolo Piccioli anunciar a volta do loook Black Tien na mais que influente Valentino (veja foto 01). E o que viemos? Gravatas e mais gravatas. Sabe-se que os desfiles de fevereiro e março mostram ideias que só devem chegar às lojas do Hemisfério do Norte e, setembro. IE só então, em tese, saberíamos se a moda ia pegar. Será que vai dar o nó ? Uma das influentes e antenadas infuencers do Brasil, Paula Gaspar desfaz qualquer dúvida sobre o tema. “Não acho que é uma tendência específica, o uso da gravata pelas mulheres está inserido num contexto bem amplo de moda sem gênero que já vem se firmando há um tempo no mercado. A ideia é tirar da caixa conceitos de que tal peça pertence apenas ao universo masculino ou feminino, resume Paulinha.

POIS BEM

Carolina Herrera, Fall 2023, New York, Feb 13 2023

Com o lastro de quem comanda uma plataforma de tendências seguida por milhares de lojista e compradoras, a consultora de moda Cláudia Manhãs garante que nada de esperar, as gravatas devem virar hits rapidinho. Podem se preparar que logo veremos gravatas, sejam finas ou largas, usadas por fashionitas em todo mundo. Inclusive, sim, no Brasil. Sim, sim em Natal. Segundo Cláudia, as primeiras aparições devem ser com alfaiataria (que chega com variações de proporções). “Certo que as gravatas serão usadas com o sem blazer“, garante Claudia, lembrando o chic de outra combinação da grata com risca-de-giz (outra tendència). “A depender da situação, acho a gravata uma peça até sensual, é algo que naturalmente traz uma fantasia por trás“, diz Paula Gaspar em perfeito acordo semântico sobre o tema fantasia e moda.

PENSANDO….

O primeiro giro entre fashionista mostra que a gravata chega como item mega esperto e descolado. O porém é não sair por aí fantasiada de black tie. No desfile da própria Valentino já aparece inspirações. Usar tenro, camisa e gravata com romântica minissaia com aplicações de rosa nasce como cross entre masculino e feminino. “Eu acho que fica super com minissaia metalizada”, comenta Cláudia Manhãs. Questionamos se antes de pensar em aprender fazer o nó na gravata não seria melhor começar usando gravata laço de fitas. “Não, não a ideia é usar a gravata tradicional”, diz Cláudia. Calma, calma. Paulinha Gaspar confessa não saber dar o nó na gravata. “Mas isso se aprende em qualquer tutorial na internet. Aliás, dificilmente uma mulher não tira isso de letra”, remata nossa descolada influencer. Sigam Claudia @claudiamanhaes e Paulinha @paulasgaspar

FFW /VALENTINO

A Valentino tem loja no Brasil no Shopping Cidade Jardim em São Paulo.

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *