7 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMA

Matriarca da Balanço do Morro emociona netos de Nevaldo Rocha

POR AUGUSTO BEZERIL

@augustobezerril

[email protected]

Carnaval histórico de Natal ! Dona Dorinha, matriarca da Escola de Samba Balanço do Morro, emocionou Marcela Kanner e Felipe Rocha, netos do empresário Nevaldo Rocha, na concentração do desfile da agremiação, realizado na noite de sábado, na Ribeira em Natal. Ao receber os familiares do fundador do Grupo Riachuelo, Dona Dorinha agradeceu o apoio da família para a escola fundada pelo Mestre Lucarino há 57 anos. “Flavinho (Flávio Rocha) arrumou um emprego para meu marido (Lucarino), mas chegou o carnaval e lá se foi o emprego”, relembrou Dona Dorinha. Na foto 01, exclusiva Augusto Bezerril + ABZ Tribuna do Norte, Marcella Kanner, Dona Dorinha e Felipe Rocha na concentração da Balanço do Morro.

Um dos nomes mais importantes para história do samba e do carnaval de Natal, Dona Dorinha contou sobre a tradição carnavalesca do bairro das Rocas. A Balanço do Morro nasceu após o Mestre Lucarino deixar a Malandros do Morro – agremiação que homenageou em 2023 o deputado Ubaldo. “Hoje a Rocas tem três escolas de samba desfilando na avenida”, diz Dona Dorinha, ao contabilizar sobre o já histórico renascimento dos desfile de Natal. A ligação da Balanço do Morro com os familiares da Grupo Riachuelo vem desde os tempos em que havia uma fábrica Guararapes, onde hoje está edificado o Midway Mall.

Filho de Flávio Rocha, Felipe ouviu emocionado o relato e, em certos momentos, chegou a precisar o exato ano do acontecimento relatado por Dona Dorinha. Vestido de branco como todos os integrantes do carro alegórico que levou uma imagem de Nevaldo, Felipe estreou no samba no mesmo compasso da comunidade da Rocas. “Incrível como a Escola de Samba foi feliz ao retratar no samba a trajetória do meu avô. É uma experiência inesquecível ouvir as pessoas cantando o samba”, diz Felipe.

Responsável por iniciativas inovadoras junto ao Instituto Riachuelo, Marcella Kanner conta que, logo ao receber a proposta da Balanço do Morro para homenagear Nevaldo Rocha, abraçou a ideia que só veio se concretizar agora em 2023. “Agradeço Dona Dorinha pelo carinho e acolhimento e, através dela, estendo a toda comunidade das Rocas e da Balança do Morro. Foi demais. Uma das experiências mais lindas e emocionantes que eu já vivi”, revela Marcella. Se o carnaval de 2023 entra para história por fazer renascer os desfiles das Escolas de Samba, ABZ Tribuna do Norte registra um momento igualmente para história.

Fotos / 02 e 03 Franklin Marcone . Foto 04 Rebeca Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *