2 de maio de 2024
ABZ PLATAFORMA

ABZ ENTREVISTA / João Incerti conta sobre qual símbolo teria numa estampa inspirada em Natal

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

O designer brasileiro João Incerti e Riachuelo impactam com collab icônica para o verão, seja no Brasil e o mundo. Lançada com uma ação imersiva na loja Riachuelo de Ipanema, a coleção Eu Vi o Sol – Incerti + Riachuelo tem tudo de tropicalidade brasileira, carioca, potiguar e, por natureza, de Natal. Afinal, qual capital brasileira tem um título de Cidade do Sol? “A coleção “Hoje eu vi o sol” já demonstra pelo nome sua energia solar, uma alegria, aquele lado tropical e lindo do Brasil. Como enxergamos este momento um marco no nosso calendário, preferimos expressar tudo o que o João quis transmitir na sua coleção de forma ainda mais concreta e democrática. A loja “vestida” de Incerti receberá nossos clientes com muito alto astral, toda a coleção e ainda mais arte. E sendo Ipanema uma das operações mais icônicas do Rio de Janeiro, foi uma escolha fácil!, diz Thaís Castro Lima, Head de Marketing da Riachuelo, sobre linha, que além de vestuário, também itens Casa Riachuelo ABZ Tribuna do Norte conversou com João Incerti sobre visita à fábrica em Natal, estampas icônicas, o fato de ser copiado até grifes internacionais. E, claro, sobre qual símbolo certamente estaria numa estampa alusiva à Natal.

ABZENTREVISTA

JOÃO INCERTI

Designer

________

ABZ TRIBUNA DO NORTE  Como surgiu a ideia da coleção João Incerti + Riachuelo?

João Incerti – A Riachuelo entrou em contato comigo propondo a parceria e marcamos uma reunião para me explicarem como seria. Me contaram que queriam incluir todas as linhas da marca e que eu estava livre para propor o que eu quisesse, fiquei bem empolgado!

Como se deu o processo criativo da coleção?

O processo de criação foi bem legal, misturei vários desenhos e textos, desenhei croquis, apliquei, fiz várias propostas diferentes! A inspiração das estampas girou em torno do tema “Hoje eu vi o Sol” que surgiu de um desenho que fiz após um dia muito legal com uma amiga, pedalando em volta da Lagoa e desenhando sentados em um deck.

A coleção tem uma versão para Riachuelo Casa?

Sim! A coleção casa está muito legal, tem duvet, almofadas, caneca, toalhas, caminho de mesa, pratinhos. Um charme!!! As almofadas estão muito lindas, com cada lado em um desenho diferente e detalhes bordados.

Quais temas são mais recorrentes no seu trabalho?

Acho que é uma mistura de tropicalidade com um quê místico, difícil de dizer, faço o que me dá vontade. Às vezes desenho animais, às vezes pessoas. Gosto de olhos, estrelas, Sol, flores. Nessa coleção tem de tudo um pouco, e estampas para vários estilos!

Existe alguma estampa considerada seu xodó?

Minha estampa xodó é a Florescer, que são vários desenhos de pessoas com flores em volta, algumas seguram um jarro. Ela é toda em preto e branco com detalhes amarelos, ficou bem elegante o resultado! Uma estampa fácil de usar e o time de estilo da Riachuelo criou peças muito lindas.

Qual a sensação de, rompendo o cursor das cópias, ser um brasileiro copiado por uma marca gringa?

Ver meu trabalho sendo copiado lá fora é muito louco. Me traz um sentimento de raiva por ver meu trabalho sendo descaracterizado, perdendo o sentido original, e também incapacidade, por ser muito mais difícil reivindicar algum direito com essa barreira continental no meio. Atualmente meu trabalho tem sido muito plagiado, recebo mensagens diariamente de seguidores encontrando cópias minhas. Estou nessa grande batalha pra tirar esses produtos do ar, mas a maioria vem da China e são vendidos por sites como Ali Express, o que dificulta muito qualquer ação judicial. Mas não me deixo abalar por isso, vejo até pelo lado positivo, sinal que meu trabalho está agradando muitas pessoas e que estou embelezando muitas casas pelo mundo mesmo que não saibam que sou eu. Vou seguir criando.

Por outro lado, qual a sensação de poder democratizar o seu trabalho para milhões de brasileiros via Riachuelo? 

Acho incrível a ideia de poder ver todo mundo vestindo minhas artes, com roupas mais acessíveis, e produzidas no Brasil. Já me imaginei tendo minha própria marca e ver pessoas vestindo minhas estampas, e a Riachuelo está tornando isso verdade nessa coleção! Não vejo a hora de ver alguém na rua com uma peça da coleção.

Você conheceu a fábrica da Riachuelo em Natal?

Sim!! A fabrica é enorme e super bem equipada, fiquei impressionado. Ela é muito importante em Natal, todos conhecem e muita gente da cidade trabalha lá. Eles imprimem o próprio tecido estampado, produzem a própria malha, é incrível!

Se você fosse criar uma estampa com o tema Natal (capital do Rio Grande do Norte), qual símbolo teria?

Talvez fizesse uma estampa mais simples, de listras por exemplo, para compor com as outras. Acho que a coleção ficou bem completa no quesito estampas complexas, adicionaria apenas essas de composição mesmo. Elas ajudam muito na hora de montar os looks. Repetiria algum símbolo da coleção como o olho ou o sol pra reforçar o nome “Hoje eu vi o Sol”.

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *