4 de maio de 2024
ABZ LABABZ PLATAFORMA

ABZ LAB / Mostras de arte movimentam primavera no RN; Marcone Soares expõe Membrana na UFRN

POR AUGUSTO BEZERRIL

@augustobezerril

[email protected]

A arte potiguar mostra sinais de vitalidade no pós pandemia. Na Galeria do Departamento de Artes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o artista Marcone Soares apresenta a exposição Membrana. Para quem vai à São Miguel de Gostoso, a dica é conferir a Mostra Preta, Pretos, Pretas e Pretinhos na Galeria Sol da Meia Noite. Para quem está em Natal, a Pinacoteca do Estado tem programação imperdível, com direito a obras icônicas de Dorian Gray. Em nosso #savethedate, ABZ Tribuna do Norte dá spoiler da mostra outdoor Horizontes Moventes , que chega dia 28 em Natal.

NA UFRN

Membrana

Com curadoria de Ygor Anario, a exposição Membrana” por Marcone Soares, inaugurada na sexta-feira 26 de agosto na Galeria do Departamento de Artes, apresenta um recorte de produções desenvolvidas pelo artista Marcone Soares entre 2017 e 2022, que contemplam as séries de trabalhos “Máscara-Máscara” (2017–2019) e “Membrana” (2019–2022), bem como um extenso desenho coletivo decorrente de suas práticas de ensino. Vale lembrar que Marcone Soares é uma artista natalense cuja produção articula o desenho, a videoarte e a performance, tendo como ponto de partida seu próprio corpo como instrumento de rasura.

CONFIRA

“Membrana”, por Marcone Soares fica em cartaz de 26 de agosto a 16. de setembro, segunda à sexta, das . 9h às 19h, na Galeria do Departamento de Artes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Avenida Salgado Filho, S;N. A galeria não abre durante do feriado.

NA PINACOTECA

Moderno…para contemplação dos olhos de hoje

Mostra coletiva a partir das obras de Selma Bezerra e Ângela Almeida

Em cartaz na Pinacoteca do Estado até 16 de outubro, a exposição “Moderno…para contemplação dos olhos de hoje” é um projeto inédito envolvendo duas veteranas artistas potiguares, Angela Almeida e Selma Bezerra, em diálogo com modernistas brasileiros e potiguares, sob a curadoria e organização de Manoel Onofre Neto. Três salões do espaço cultural recebem as séries pictóricas que dialogam com criações de pintores e poetas do passado. Na primeira sala, Selma Bezerra apresenta a série “Tarsilianas”, numa inspiração à fase Pau-Brasil de Tarsila do Amaral em que desafia os versos modernistas de “Não gosto de Sertão verde”, poema de Câmara Cascudo. Na mesma sala, Ângela Almeida desengaveta a icônica série “Vaqueiros em Flores”, ao lado de coloridas mulheres de “Nós como somos”, inspiradas em Clarice Lispector, e da poesia em “Paisagens originárias”, onde constrói versos de principais poetas modernistas potiguares.

Além das quatro séries de duas artistas potiguares, o visitante pode conferir obras Ivon Rodrigues, Erasmo Xavier, Dorian Gray, Newton Navarro, além da coleção particular de Zila Mamede. Ótima dica para o feriado, a exposição fica em cartaz até 2 de outubro (confira horário da Pinacoteca).

_______________________

Coleção Potiguar: Novas Obras

Acervo do Banco do Nordeste

Na Pinacoteca do Estado, a exposição Coleção Potiguar: Novas Obras, com acervo adquirido recentemente pelo Banco do Nordeste, junto a artistas plásticos norte-rio-grandenses. Com curadoria de Gustavo Wanderley, a exposição mostra trabalhos de Alcino Fernandes, Ian Rassari, Isaias Ribeiro, Lorena Santos, Osani, Luiza Fonseca, Jean Lopes e Jefferson Campos. Um dos pontos altos da mostra é uma tapeçaria do acervo do BNB feita há 50 anos por Dorian Gray, falecido em 2017.

A Coleção Potiguar: Novas Obras permanecerá aberta ao público na Pinacoteca do Estado, Cidade Alta, até o dia 30 de setembro. De terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Confira horário no feriado.

__________________________________________

EM GOSTOSO

Continua em cartaz na Galeria Sol da Meia Noite, em São Miguel do Gostoso, a exposição Pretos, Pretas, Pretinhos, Pretinhas. Composta por fotos de Rubens dos Anjos (foto acima). a mostra enaltece a beleza negra no litoral potiguar e provoca reflexão sobre o racismo estrutural no Brasil.

O jardim da Galeria Sol da Meia Noite tem expostas obras do jornalista Emanuel Neri entre outros artistas. No acervo permanente, constam artistas tais Ricardo Prado Lima, Guto Lacaz e Aguillar.

_________________________________________________

ABZ LAB + ARTE

Confira mais do nosso #savethedate das artes.

_______________________________

Após o sucesso da edição de estreia, realizada em 2020, no auge da pandemia, o projeto M.A.P.A. – Modos de Ação para Propagar Arte – realiza sua 2ª edição com a mostra Horizontes Moventes  em 27 cidades, rompendo fronteiras geográficas e levando arte para o espaço público através das obras de artistas atuantes nas mais diversas áreas da cultura em experiências poéticas concebidas para o espaço público. Vale prestar atenção, a mostra outdoor chega em Natal no dia 26/09.

++++ ARTE

O restaurante Calígula recebe mostra de arte dos pacientes assistidos pelo Grupo de Apoio À Criança Com Câncer – GAAC/ RN. Os cactos – planta tipicamente nordestina – serviu como tem para as obras, que podem ser adquiridas pelo visitante da exposição. Os trabalhos foram feitos durante o processo de tratamento das crianças e, por isso, tem assinatura do autor. A renda será 100% revertida para crianças assistidas pelo GAAC/RN.

+

Continua mostra comemorativa ao Dia do Folclore no Bardallo´s, Cidade Alta, Natal.

Fotos Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *