8 de maio de 2024
Notícias

Primeira onda deixa 89 medalhas para o Brasil em Rosário

Primeira onda deixa 89 medalhas para o Brasil em Rosário
Beto Noval/COB

Um grupo de 11 modalidades se despediu dos Jogos Sul-americanos da Juventude neste domingo dia, 1º. A “primeira onda” foi responsável pela conquista de 89 medalhas para o Brasil, sendo 38 de ouro, 27 de prata e 24 de bronze, e a liderança no quadro geral da competição. Até o momento todas as modalidades, exceto o tênis, subiram ao pódio para o país. Somente no último dia de disputas foram 22 medalhas (10 ouros, seis pratas e seis bronzes).

A natação foi responsável por um total de 44 medalhas para o Brasil. No último dia de competições da modalidade, foram dez medalhas conquistadas (cinco de ouro, duas de prata e três de bronze). Ao todo, o Brasil somou 22 de ouro, nove de prata e 13 de bronze. Destaque para Stephanie Balduccini que voltará para casa com 11 medalhas em 13 provas nadadas.

O tênis de mesa brasileiro mostrou ao longo de toda competição um impressionante domínio. O país só perdeu um confronto em toda a trajetória nos Jogos, ganhando todos os ouros e pratas possíveis na Argentina. No domingo, vitória contra o Chile por 3 a 0 na final por equipes mistas. No total, a modalidade conquistou três ouros (Giulia Takahashi e Leonardo Iizuka venceram os torneios individuais) e duas pratas (com Laura Watanabe e Henrique Noguti).

O domingo também reservou um momento inédito para o esporte nacional. A escalada esportiva brasileira, que participa pela primeira vez de uma competição multiesportiva, conquistou a medalha de ouro feminina. A responsável pelo feito foi a paranaense Mariana Hanggi, que venceu a disputa do Boulder, deixando a Argentina com a prata e o Equador com o bronze. No masculino, Luca Valentim terminou na sexta colocação.

No tiro com arco, o Brasil conquistou três medalhas individuais no último dia de provas. Isabelle Estevez, que sonha em ser engenheira aeroespacial, ficou com o ouro no recurvo.   Foram outras duas pratas com Emanuel Azevedo, no recurvo, e Gabriel Guimarães, no composto. No sábado, o país foi prata por equipes no recurvo.

A dupla 100% nordestina de vôlei de praia formada por Henrique e Pedro sagrou-se campeã dos Jogos Sul-americanos da Juventude ao derrotar os chilenos Martin e Maximiliano por 2 sets a 0. Este é o principal título da carreira dos jovens atletas até o momento. O Brasil também foi prata no feminino, no sábado, com Carol e Nina.

A campanha da ginástica artística em Rosário se encerrou com mais quatro pódios. Andreza Lima foi prata no solo e no salto e terminou a competição com quatro medalhas. Já Gabriela Barbosa, na trave, e João Victor Perdigão, no salto, ficaram com o bronze.

Para completar o domingo de conquistas do Brasil em Rosário, o basquete 3×3 foi bronze na competição feminina ao derrotar a Colômbia por 17 a 13. A equipe masculina ficou na quarta colocação.

Nesta segunda-feira, dia 2, haverá somente competições de karatê em Rosário. O Brasil será representado por Ana Moura, na categoria acima de 59kg, e por Miguel Silva na +68kg. Na terça-feira, o judô entra em cena, e a partir de quarta serão disputadas mais 12 modalidades.

Medalhas do Brasil neste domingo, dia 1:

Ouro

Mariana Hanggi – boulder – escalada esportiva

Lucas Tudoras – 200m borboleta – natação

Stephanie Balduccini – 50m livre e 400m livre – natação

Stefan Steverink – 400m livre – natação

Revezamento 4x100m medley misto – natação

Equipe feminina – Rugby

Equipe mista – tênis de mesa

Isabelle Estevez – recurvo – tiro com arco

Henrique e Pedro – vôlei de praia

Prata

Andreza Lima – solo e trave – ginástica artística

Deyse Barbosa – 50m livre – natação

Heitor Reis – 200m borboleta – natação

Gabriel Guimarães – composto – tiro com arco

Emanuel Azevedo – recurvo – tiro com arco

Bronze 

Equipe feminina – basquete 3×3

João Victor Perdigão – salto – ginástica artística

Gabriela Barbosa – trave – ginástica artística

Luiza Lima – 200m borboleta – natação

Giovana de Medeiros – 400m livre – natação

Guilherme Sperandio – 400m livre – natação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *