27 de abril de 2024
Política

Ato político em Natal lembra um mês da morte de Marielle Franco no sábado (14)

O próximo sábado, 14, marca 30 dias da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Em Natal, a data será lembrada com o ato “Amanhecendo por Marielle”, no Alecrim. A atividade contará com intervenções políticas e culturais e acontece, a partir das 7h, na Praça Gentil Ferreira, local de tradicional concentração de pessoas no centro de comércio popular da capital potiguar.

A intenção dos organizadores é fazer uma concentração na praça e realizar intervenções com música, girassóis e balões. Uma panfletagem na feira do Alecrim também está prevista e o encerramento será com uma cultural na praça Gentil Ferreira. O ato é organizado coletivamente pelo Setorial de Negros e Negras e de Mulheres do PSOL, PT, MST, Levante Popular da Juventude, mandato da vereadora Natália Bonavides, mandato do vereador Sandro Pimentel, mandato do deputado Fernando Mineiro, Marcha Mundial de Mulheres, Frente Brasil Popular, LSR, Mais, Nova Praxis e MES.

O ato faz parte de articulações previstas, em mais de 20 estados, para homenagear Marielle e Anderson, cobrando justiça para os assassinatos que seguem sem esclarecimento. Marielle foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, era negra, lésbica, mãe, cria da Favela da Maré e defendia abertamente os direitos humanos, especialmente, de mulheres e da juventude preta e periférica. Mais recentemente, havia sido escolhida como relatora da Comissão, na Câmara Municipal, que acompanhava a Intervenção Militar no Rio de Janeiro.