27 de abril de 2024
Diversos

MPRN apoia campanha para reforma do Instituto Juvino Barreto

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 42ª Promotoria de Justiça de Natal, com atuação na defesa dos direitos dos idosos, aderiu à campanha “Mostra Elos”. A iniciativa pretende reformar o abrigo de idosos Instituto Juvino Barreto e conta com mais de 60 profissionais da área de Arquitetura e Decoração. O projeto está sendo promovido de forma voluntária e promoverá mudanças significativas nas instalações do mais conhecido abrigo de idosos de Natal.
Na manhã desta segunda-feira (1º), Dia Internacional do Idoso, a equipe da Promotoria recebeu as arquitetas idealizadoras da mostra e apresentou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o MPRN, representado pela 42ª Promotoria de Natal, e o abrigo Juvino Barreto. O acordo, que se encontra em fase de cumprimento, visa sanar as irregularidades constatadas em relação à acessibilidade no prédio.
As arquitetas da campanha atenderam a solicitação do MPRN e encaminharão os projetos arquitetônicos que serão implementados no abrigo para análise quanto ao cumprimento das adequações pactuadas no TAC.
Campanha é voltada para melhorias no Instituto
O projeto, que terá um formato inovador, foi abraçado por inúmeros arquitetos da cidade que serão responsáveis por reformar diversas alas do abrigo e entregar um novo lar para os idosos. O resultado será apresentado à sociedade, no período de 29 de novembro a 11 de dezembro. Serão mais de 30 ambientes repaginados por mais de 60 profissionais envolvidos.
O Instituto Juvino Barreto tem 76 anos de história com todo o seu funcionamento feito de forma filantrópica. Tudo o que foi construído até hoje foi viabilizado exclusivamente por meio de doações, trabalho voluntário e apoio da sociedade. A Mostra Elos vem para fazer a diferença na estrutura e na história da instituição.
Além de estarem à frente da organização da Mostra, as arquitetas Mara Lorena, Larissa Magalhães e Juliana Maia assinarão o projeto de reforma e ambientação da recepção da instituição.