27 de abril de 2024
Cultura

Grande acervo de matrizes de gravura popular será doado ao Museu Câmara Cascudo

Um dos principais acervos do Brasil de matrizes de gravura popular correu o risco de ir para fora do país.

A “Coleção Roberto Benjamin” com 204 exemplares despertou o interesse de uma universidade americana, mas graças a uma operação que envolveu a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC e o Museu Câmara Cascudo, ela ficará no RN.

A doação será oficializada nesta quarta (10), no Gabinete da Reitoria na UFRN.

O acervo pertencia ao renomado pesquisador e folclorista pernambucano Roberto Benjamin. Ele faleceu em 2013, mas ainda em vida expressou o desejo que sua preciosa coleção fosse doada a Marcelo Soares, amigo de longa data e famoso xilógrafo popular.

 Em posse das obras, Marcelo passou a oferecê-las a instituições culturais, despertando o interesse de uma universidade americana, que já havia demonstrado interesse em comprar a rica coleção de 4 mil folhetos de cordel deixada por Roberto Benjamin.

Para impedir que mais uma preciosa parte da cultura brasileira fosse para o exterior, a FUNPEC foi mais ágil e comprou a coleção que será doada à UFRN, para integrar o acervo do Museu Câmara Cascudo. No museu, as obras serão cadastradas como “Coleção Roberto Benjamin/FUNPEC de gravura popular”.