28 de abril de 2024
Natal

Esporte em Natal ganha novos investimentos

Em 2020, os investimentos realizados pela Prefeitura do Natal promoveram diversos avanços no esporte da cidade, sobretudo no que diz respeito à recuperação de quadras poliesportivas e campos nas quatro regiões da cidade. O mais novo equipamento do gênero foi entregue à população nesta quarta-feira (12): a Estação Cidadania – Esporte Jorge Moura, localizada no conjunto Nova Natal, Zona Norte.

O complexo conta com uma estrutura de alto nível, com ginásio poliesportivo, quadra coberta e externa, salas para a realização de atividades multidisciplinares e está todo adaptado e dentro das normas de acessibilidade para receber atletas paralímpicos. Ao todo, 20 modalidades (13 olímpicas, seis paralímpicas e uma não olímpica) podem ser trabalhadas nas instalações da Estação. O intuito da gestão municipal é utilizar as dependências do espaço para promover a iniciação e o desenvolvimento esportivos de crianças e jovens na faixa etária entre 06 e 15 anos.

A Estação Cidadania – Esporte Jorge Moura (nome dado em homenagem ao dirigente do voleibol potiguar recentemente falecido) é fruto de uma parceria da Prefeitura do Natal com o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial do Esporte, vinculada ao Ministério da Cidadania. O investimento total é de cerca de R$ 4,2 milhões. O projeto é um legado dos Jogos Olímpicos de 2016 e faz parte de uma série de obras estruturantes pelo país.

Ações da Prefeitura também estão beneficiando outros bairros de Natal. Somente este ano, a Prefeitura já reformou sete quadras poliesportivas. Foram recuperadas a Quadra de Esporte de Igapó; Quadra de Esporte e o gramado do campo da Cidade da Esperança; a Quadra do conjunto Serrambi; do Pitimbu; do Conjunto dos Professores; de Lagoa Nova (Praça São Camilo de Lellis) e a quadra da Praça Augusto Leite, em Tirol. Estão em fase de obras os equipamentos localizados no Loteamento Cayana; Santarém; Conjunto Jiqui; Guarapes; Lagoinhas e Jardim das Flores.

Além disso, a gestão municipal está finalizando a recuperação da estrutura do Ginásio Nélio Dias. Na reforma, estão sendo executadas a pintura externa, restauração do piso da quadra, conserto da claraboia, instalação de portas internas e vidros externos, iluminação do estacionamento e outros. A Prefeitura investe R$ 1,8 milhão na obra.

“O esporte é tratado como prioridade pela administração. São obras que incentivam a prática esportiva e geram mais qualidade de vida para a população. O esporte disciplina, educa e promove muito benefícios para a saúde. Vamos intensificar os investimentos para ampliar ainda mais as ações no setor em toda Natal”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, Cláudio Porpino.

Centro de Iniciação ao Esporte - Foto: Alex Régis
Centro de Iniciação ao Esporte – Foto: Alex Régis