2 de maio de 2024
Sem categoria

Erick Pereira afirma que Ruth Ciarlini não pode ser candidata mesmo com renúncia de Fafá Rosado

Um dos mais respeitados advogados do Rio Grande do Norte, o especialista em direito eleitoral Erick Pereira, afirmou em entrevista ao jornal O Mossoroense que mesmo que a prefeita Fafá Rosado (DEM) venha a renunciar a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) continua inelegível.
Segundo Erick, a única hipótese de isso mudar é a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), irmã de Ruth, deixar o Governo do Estado. “A circunscrição da inelegibilidade é estadual. Se é irmã da governadora está inelegível a não ser que a governadora renuncie. Ela não pode ser candidata mesmo que assuma o cargo porque qualquer parentesco até terceiro grau da governadora está inelegível no Estado a não ser para cargos no Legislativo que estejam no exercício”, explicou.
O jurista disse que mesmo que Ruth seja a prefeita, se torna inelegível porque teria chegado ao cargo após a posse da irmã. “No Executivo o que ocorre é que qualquer parente dela (Rosalba) tem a incidência da inelegibilidade”, acrescentou.
A reportagem também questionou o causídico quanto a possibilidade de parentes de Fafá serem candidatos em caso de ela renunciar em abril do próximo ano. Na pergunta foi incluído o caso de Gustavo Rosado citado por uma fonte do O Mossoroense como nome colocado como vice numa eventual chapa encabeçada por Ruth Ciarlini. A liberação estaria limitada às eleições proporcionais. “O parentesco é um obstáculo constitucional que você não tem como transpor e após cumprir dois mandatos nenhum parente dele pode ser candidato majoritário porque se configura perpetuação do poder”, justificou.

Fonte: O Mossoroense