28 de abril de 2024
Natal

Ribeira será o primeiro bairro de Natal contemplado com iluminação em LED

O bairro da Ribeira, na zona Leste de Natal, será o primeiro da cidade a ter a iluminação de ruas e avenidas em LED.  A iniciativa faz parte do Projeto de Eficientização Energética, desenvolvido pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Os serviços estão sendo executados na Avenida Duque de Caxias, Largo Augusto Severo, ruas e avenidas adjacentes e seguirão para outros logradouros públicos do bairro histórico.

O investimento em iluminação em LED foi iniciado pela Prefeitura do Natal em 2014 nos principais corredores da região Sul, como BR 101, Salgado Filho até a altura do Midway Mall, orla marítima da cidade (Ponta a Negra a Redinha), Ponte Newton Navarro (LED/RGB), Viaduto estaiado de Prudente de Morais (LED/RGB) e Pórtico dos Reis Magos (LED/RGB).

Outros projetos de iluminação da cidade estão sendo realizados. Na Zona Norte, por exemplo, desde 2015 foi executada a troca de lâmpadas de vapor de sódio por vapor metálico em avenidas como João Medeiros Filho e Tomaz Landim. Já na Rota do Sol foram implantados novos postes e realizada a troca de suportes, braços e luminárias. No último mês de março, a Semsur também iniciou a recuperação e modernização da iluminação pública da Avenida Senador Dinarte Mariz, a Via Costeira. O processo contempla a substituição da rede elétrica, recolocação e substituição de postes atingidos por colisões e substituição de todos os suportes das luminárias, que terão dois metros de projeção sobre a via. Ao todo, 237 postes estão sendo recuperados, substituídos ou implantados, todos com suporte e resistentes à ação da maresia. Cerca de 450 luminárias estão sendo substituídas e as atuais lâmpadas de vapor de sódio serão substituídas em sua totalidade por lâmpadas de vapor metálico. A expectativa é de que todo o projeto seja executado até o fim de junho.

Foto: Alex Regis

Iluminação de Led_Duque de Caxias_F_Alex Régis (2)