3 de maio de 2024
Política

“A reforma da Previdência é uma necessidade indispensável”, diz Temer

O presidente da República, Michel Temer, afirmou, no último sábado (15), que a reforma da Previdência proposta pelo governo federal é uma necessidade indispensável, sob pena de comprometer a saúde financeira do País de forma definitiva, como aconteceu com Grécia e Portugal nos últimos anos.

Em entrevista à TV Band, Temer disse que as novas regras propostas pelo governo federal, que trarão uma economia de até R$ 600 bilhões nos próximos 10 anos, são amparadas pelo princípio da igualdade, estabelecendo 25 anos de contribuição e idade mínima de 65 anos para se aposentar. “Hoje, por exemplo, no funcionalismo público, se aposenta com cinco anos a menos do que os trabalhadores em geral, de igual maneira a classe política”, disse o presidente.

Temer também afirmou que ainda estão sendo aprimorados alguns pontos da proposta, e garantiu que está dialogando com o Congresso Nacional para estabelecer “(regras de) transição mais suaves que, em poucos anos, cheguem aos 65 anos.”

Além de buscar o equilíbrio nas contas públicas, a reforma da Previdência é essencial para a manutenção de programas de governo. “Nós temos programas sociais importantíssimos que dependem muito da rigidez orçamentária. Se nós não tivermos a redução do déficit da Previdência, daqui a pouco não temos programas sociais, não temos investimentos, o que seria do Brasil?”, pontuou.

z