3 de maio de 2024
Política

Agripino destaca importância das redes sociais

O senador José Agripino participou nesta terça-feira (17) da sessão de posse dos 27 jovens senadores eleitos no programa Jovem Senador 2015. Durante a cerimônia, o senador potiguar ressaltou a importância da participação política da juventude no Parlamento e considerou o acesso à informação o melhor caminho para que essa parceria seja eficiente. “Os jovens de hoje têm acesso fácil à informação, não podem desperdiçar essa oportunidade de interagir com o Congresso Nacional. As redes sociais tem papel fundamental nisso, mas precisam ser usadas de maneira positiva. E esse projeto Jovem Senador, por meio da educação, colabora para essa boa interação entre a juventude e o Parlamento”.

O programa Jovem Senador elege, por meio de um concurso de redação, estudantes da rede pública de ensino para cumprirem um mandato simbólico de senador com o objetivo de conhecer o funcionamento do Senado Federal.

Este ano, a representante do Rio Grande do Norte é a aluna Ingrid Caroline Silva Alves (16) do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof. Terezinha Carolino de Souza, na cidade de Jaçanã, na região do Trairi. “Estou feliz em viver esse momento. Acho que vou aprender muita coisa no Senado que servirá para o resto da minha vida”, declarou Ingrid.

A estudante teve como orientador na redação (“O povo tem voz e vez”) o professor Oton Araújo. De acordo com Oton, a temática abordada pela estudante foi coerente com a atualidade vivida pelo Brasil e, por isso, justifica a conquista. “A redação de Ingrid foi muito oportuna. Os jovens precisam conhecer a vida política do país, acompanhar atentamente a postura dos políticos e cobrar deles o que for necessário. Hoje, essa ‘juventude do smartphone’ não tem desculpas para ficar desinformada e não participar”, alertou.

Em 2015, o Jovem Senador mobilizou 267 mil alunos matriculados do ensino médio de escolas públicas em todo o país com até 19 anos. A redação deste ano abordou o tema “Participação Política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.   Foram apresentadas 89 mil redações, destas, foram escolhidos os 27 melhores textos em cada unidade da Federação.

Foto: Mariana Di Pietro

_DSC7003